O calendário virou, e para os entusiastas de viagens, é hora de planejar os destinos que desejam explorar ou revisitar em 2024. Mas quais são as tendências que moldarão essas aventuras? 

Uma pesquisa abrangente, intitulada “Previsões de Viagem para 2024”, conduzida em 33 países, jogou luz sobre as expectativas e motivações que orientarão as escolhas dos viajantes. O estudo contempla também os brasileiros, que aparecem em peso nos resultados.

À medida que 2024 se desenha como um ano de novas possibilidades, essas mudanças também se refletem nos estilos de viagem e nos anseios dos viajantes. 

Um levantamento com mais de 30 mil clientes revelou algumas tendências fascinantes que prometem influenciar a forma como viajamos neste novo ano.

Tendência 1: melhor versão

Se tem algo que os brasileiros sabem fazer bem é aproveitar a vida, especialmente durante as férias. A pesquisa revela que 88% dos viajantes brasileiros se sentem mais felizes quando estão de férias, ficando atrás apenas dos tailandeses e empatando com os chineses nessa empolgação.

Outro dado interessante é que 79% dos brasileiros esperam que sua vida cotidiana se assemelhe mais à vida que levam durante as viagens. Isso mostra como as experiências de viagem impactam positivamente a perspectiva e o modo de viver dos brasileiros.

Os brasileiros aparecem em quarto lugar entre os entrevistados que acreditam viver sua melhor versão durante as férias. Isso significa que as viagens não são apenas uma pausa na rotina, mas uma oportunidade de se sentirem mais dispostos a explorar novos aspectos de suas personalidades.

Tendência 2: refrescante

O clima quente tem levado os brasileiros a repensarem seus destinos de férias. Surpreendentemente, 56% dos brasileiros consideram as mudanças climáticas ao planejar suas férias em 2024. Para muitos, se a temperatura subir perto de casa, a solução é simples: passar as férias em lugares mais frescos.

Esse movimento está impulsionando um aumento nas viagens que oferecem experiências aquáticas. Cerca de 41% dos brasileiros expressam o desejo de passar as férias em destinos cercados por água. 

A proximidade com a água não é apenas uma preferência visual, mas uma fonte de relaxamento imediato para 86% dos viajantes brasileiros, colocando o Brasil em segundo lugar, atrás apenas dos colombianos e empatando com os mexicanos.

Prevê-se que essa tendência resultará em uma expansão de atividades como yoga flutuante, banhos sonoros na água e meditação na neve. O conceito de viajar para destinos com água deixa de ser apenas um cenário para se tornar o próprio evento.

Tendência 3: explorador

O espírito aventureiro está crescendo entre os viajantes brasileiros em 2024. Mais da metade (53%) expressa o desejo de reservar uma viagem surpresa, onde até o destino é desconhecido até a chegada.

Cansados da monotonia do cotidiano, esses viajantes buscam escapar das férias tradicionais. Cerca de 49% dos brasileiros preferem se aventurar em destinos alternativos, e impressionantes 28% afirmam que viajariam com pessoas desconhecidas.

Esses aventureiros estão dispostos a abandonar o planejamento rígido em prol da liberdade de viver o momento. Metade (50%) adoraria não ter planos definidos antes de viajar, e mais de dois terços (71%) preferem planos adaptáveis para mudar a rota conforme o momento. Essa tendência revela um desejo crescente por experiências autênticas e fora do comum.

Tendência 4: gastronômico

Em 2024, os amantes da culinária transformarão suas viagens em verdadeiras expedições, mergulhando nas origens dos alimentos para saborear os temperos e novas culturas. 

A pesquisa revela que aproximadamente (58%) dos viajantes brasileiros estão mais interessados em descobrir a história dos pratos de um destino do que na história convencional do lugar.

Três em cada quatro (74%) buscam experiências autênticas, desejando saborear as culinárias locais. Prevê-se um aumento nas experiências culturais que não apenas alimentam o corpo, mas também contam a história por trás de cada iguaria, enriquecendo comunidades ao redor do globo.

Tendência 5: bem-estar

Num mundo agitado e incerto, os viajantes agora planejam férias com um foco nítido no desenvolvimento pessoal, buscando reconectar-se com a vida que realmente desejam. 

A ascensão do turismo do sono exemplifica essa busca, 58% dos brasileiros desejam, em 2024, viajar para uma reclusão destinada a um sono ininterrupto. 

Para os que já estão familiarizados com o hábito de dormir sozinhos, quase 31% consideraria uma jornada em busca de um novo amor, enquanto 38% enxergam as férias como uma oportunidade de superar um relacionamento anterior.

No caso dos que estão comprometidos, cerca de 22% prioriza aprofundar a conexão com seus parceiros durante as viagens. Por outro lado, pais exaustos buscam tranquilidade em férias totalmente solitárias, com a maioria 54% planejando viagens sem a companhia dos filhos e parceiros.

Seja qual for o seu estilo de viajar, a Voalá está aqui para acompanhá-lo em cada jornada. Desde o aluguel de carros, pacotes, hospedagens, seguros ou voos, a Voalá oferece uma variedade de serviços para tornar cada viagem única. Visite nosso site e descubra tudo o que podemos proporcionar!

Comments are closed.