Se você é um verdadeiro apaixonado por chocolate, está prestes a embarcar em uma jornada deliciosa pelo Brasil. Vamos explorar algumas das principais rotas de turismo e chocolate do país, desde cidades produtoras em larga escala até destinos que apostam na produção artesanal. 

Prepare-se para descobrir lugares incríveis onde é possível conhecer de perto a fabricação do chocolate e se deliciar com os mais diversos sabores. Vamos adoçar sua viagem juntos!

Gramado (RS)

Gramado, na deslumbrante Serra Gaúcha, é um verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate. Aqui, é possível explorar desde o único museu brasileiro dedicado ao chocolate, o Reino do Chocolate, até as charmosas lojas das renomadas marcas como Lugano, Prawer e Planalto.

As opções são tão vastas que é difícil resistir à tentação de experimentar um pouquinho de cada uma. Com mais de 30 fábricas de chocolate, muitas delas produzindo de forma artesanal, Gramado se torna um destino imperdível para quem busca uma experiência única no mundo do chocolate.

Além de conhecer o processo de fabricação nas fábricas locais, os visitantes também podem desfrutar de deliciosas degustações, tornando a visita a Gramado uma verdadeira celebração. Então, se você é um verdadeiro chocólatra, prepare-se para se deliciar em cada cantinho dessa encantadora cidade serrana.

Itu (SP) 

Em meio ao interior paulista, a encantadora cidade de Itu, situada a cerca de 100 km da capital, guarda um verdadeiro tesouro para os amantes de chocolate: a Fazenda do Chocolate. Com seu charmoso estilo rústico, que remete à cultura caipira, a fazenda é um convite irresistível para uma experiência única.

Os visitantes são transportados para um mundo de aromas e sabores, onde antigas receitas europeias, trazidas pela família dos proprietários, ganham vida em forma de deliciosos chocolates. É possível acompanhar de perto todo o processo de produção, desde a seleção cuidadosa dos ingredientes até a elaboração artesanal.

Em suma, uma visita à Fazenda do Chocolate é muito mais do que uma simples degustação: é uma experiência sensorial completa, que desperta todos os sentidos e proporciona momentos inesquecíveis aos seus visitantes.

Ilhéus (BA)

Ilhéus não é apenas conhecida por suas praias deslumbrantes, mas também como a capital do cacau. É o destino ideal para os turistas que desejam explorar todo o processo de produção do chocolate, desde o cultivo do fruto até o produto final.

Em meio às belas paisagens de Ilhéus, encontramos diversas fazendas que se destacam pela produção de cacau orgânico e práticas sustentáveis. Uma dessas fazendas é a Yrerê, com mais de um século de tradição. 

Aqui, os visitantes podem desfrutar de um tour guiado pelas plantações de cacau, conhecer o processo de fermentação nas barcaças e, é claro, degustar deliciosos chocolates rústicos. No entanto, é importante agendar a visita com antecedência, seja por telefone ou e-mail, para garantir sua experiência.

Além disso, entre os meses de junho e julho, acontece o Festival Internacional do Chocolate da Bahia, um evento imperdível para os amantes do doce. Com shows musicais, mini cursos de culinária, feiras de produtos e outras atrações, o festival é uma verdadeira celebração do chocolate em todas as suas formas.

Para aqueles que desejam degustar os melhores chocolates da região, não faltam opções de locais para saborear essa delícia, como a Estrada do Chocolate, o Chocolate Caseiro Ilhéus, o Cacau do Céu e muitos outros estabelecimentos locais. 

Ao longo da Costa do Cacau e da Estrada do Chocolate, os visitantes têm a oportunidade de vivenciar essa jornada, desde as plantações de cacau até a fabricação artesanal do chocolate. 

Aproveite para se deliciar com os sabores únicos e irresistíveis de Ilhéus, a terra do cacau e do chocolate!

Monte Verde (MG)

Monte Verde, localizado no distrito de Camanducaia, em Minas Gerais, é um destino encantador e conhecido por sua tradição na produção de chocolate desde 1978. Rodeado por belas paisagens montanhosas e clima frio, Monte Verde oferece uma experiência única para os amantes de chocolate.

Com uma variedade de opções de chocolates artesanais, é fácil se deliciar com os sabores irresistíveis da região. Uma das especialidades mais apreciadas pelos visitantes é o chocolate quente, perfeito para aquecer durante o clima frio das montanhas.

Entre as principais opções para saborear essas delícias, estão locais como Gressoney, Sabor Chocolate, Chocolateria Monte Verde, Chokomel, Chocolate Montanhês, Chocolates Silvestre e A Pioneira. Cada estabelecimento oferece uma experiência única, com chocolates de alta qualidade e sabores autênticos, garantindo momentos de prazer e indulgência para os visitantes de Monte Verde.

Se você está planejando uma viagem para explorar esses destinos deliciosos, não deixe de considerar fechar um pacote com a Voalá. Embarque nessa viagem cheia de sabor e aprecie o melhor do chocolate brasileiro com tranquilidade e conforto, aproveitando cada momento sem preocupações. 

Conheça os encantos desses destinos e deixe-se envolver pela magia do chocolate, criando memórias inesquecíveis em meio às paisagens deslumbrantes e aos sabores irresistíveis.

 

Comments are closed.