Apesar de 2024 trazer um calendário com poucos feriados em dias de semana, não se preocupe, estamos aqui para ajudar você a descobrir oportunidades para “escapadinhas” de fim de semana e aproveitar ao máximo cada folga. Vamos destacar os feriadões do Carnaval e Corpus Christi, para você já ir planejando o que fazer. Vem com a gente!

Feriados em Fevereiro: Carnaval e Quarta de Cinzas

O tão aguardado Carnaval ocorrerá entre os dias 10 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira). No dia 14 de fevereiro, a Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma. Esse período antecede a celebração da Páscoa. 

E como este será um dos raros feriados prolongados do calendário 2024, é bom aproveitar! O verão no Brasil inicia em dezembro e termina em março, o clima é variado de acordo com a região, mas as altas temperaturas predominantes chamam para aproveitar praias no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Olinda, por exemplo, e cachoeiras em Bonito e Pirenópolis.

Feriados em Março: Páscoa e Paixão de Cristo

Em março, destacam-se dois importantes eventos religiosos. A Sexta-feira Santa, celebrada no dia 29 de março em 2024, representa o sacrifício de Jesus Cristo. A Páscoa, que ocorre em 31 de março (domingo), celebra a ressurreição de Jesus após a crucificação. 

Além disso, março também marca o início do outono no hemisfério sul, é um período que, dependendo da região, oferece um clima mais ameno e agradável, ideal para uma escapadinha em destinos encantadores e próximos: Pirenópolis e Caldas Novas, no Goiás, são uma ótima pedida para quem busca uma atmosfera tranquila e contato com a natureza.

Feriado em Maio: Dia do Trabalho e Corpus Christi

Em 1º de maio, temos o Dia do Trabalho, que por ser um feriado em meio de semana (quarta), é menos comum conseguir esticar o período de descanso. 

Porém, se você trabalha em regime home office, é super possível fazer uma viagem curta e explorar um destino no final de semana: a Ilha do Cardoso (SP), por exemplo, é para os amantes de praias mais isoladas, já Petrópolis é um destino cheio de história, e uma excelente opção para dar uma escapada e aproveitar uma paisagem com muito verde em volta, a cerca de 70km do Rio de Janeiro. 

E, este ano, excepcionalmente, o Corpus Christi, acontecerá em 30 de maio (quinta-feira), é um feriado próximo ao final de semana, empresas e escolas podem proporcionar emendas, oferecendo um período de descanso estendido. Aproveite e programe a sua escapadinha para São Paulo, Tocantins ou Paraty que oferece uma linda festa nas ruas do centro histórico, com tapetes de serragem por onde passa a procissão de Corpus Christi.

Feriado em Setembro: Independência do Brasil

Em 7 de setembro é celebrado a Independência do país, para lembrar o histórico momento em que o Brasil se tornou independente de Portugal, ocorrido em 1822. Em 2024, o feriado cai em um sábado e a data é lembrada e com diversos desfiles pelo país. 

A nossa dica é: alugue um carro com a Voalá em Belo Horizonte, que além de oferecer seus museus e botecos, permite ainda um bate-voltas a Inhotim e a Ouro Preto. 

Feriados em Outubro: Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida 

No dia 12 de outubro (sábado), celebra-se o Dia de Nossa Senhora Aparecida, reconhecida como a padroeira do país. A celebração deste remonta momentos em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em um rio no interior de São Paulo. 

Além disso, o dia 12 de outubro (sábado) também é conhecido como o Dia das Crianças no Brasil. Nessa data, aproveite para viajar em família e curtir os parques aquáticos de Caldas Novas (GO) ou em Olímpia (SP), afinal, o friozinho do inverno vai tornar as águas termais ainda mais gostosas e divertidas!.

Feriados em Novembro: Proclamação da República

No dia 15 de novembro (sexta-feira), o país comemora a Proclamação da República do Brasil. É um momento para refletir sobre a história do país e celebrar a conquista da república. Essa é uma excelente oportunidade para uma mini viagem, não acha?

Confira nossas dicas de destinos:

  • Florianópolis, SC: a Ilha da Magia encanta com suas praias deslumbrantes, cultura diversificada e opções de lazer. Explore praias como Jurerê, Campeche e Joaquina, além do centro histórico.
  • Curitiba, PR: a capital paranaense é famosa por seus parques bem cuidados, arquitetura moderna e opções culturais. Visite o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer e o Parque Tanguá.

  • Fortaleza, CE: se a ideia é aproveitar o calor, essa é uma excelente escolha. Com praias exuberantes, como Iracema e Praia do Futuro, a cidade oferece uma rica cena cultural e gastronômica para curtir o feriado.

Feriados em Dezembro: Natal e Ano Novo

Finalmente, um dos meses mais esperados pelos brasileiros, onde podemos celebrar a véspera e o Natal, comemorado em 24 e 25 de dezembro, e a véspera e o Ano Novo, em 31 de Dezembro e 01 de Janeiro, respectivamente. Os dois feriados emblemáticos, representam união, celebração e renovação. 

O mês marca também a chegada das férias escolares e os recessos de fim de ano, podendo assim, planejar uma viagem mais longa e aproveitar as belezas do nosso país!

Aproveite o período de férias e conheça:

  • Rio de Janeiro, RJ: a queima de fogos na Praia de Copacabana é uma das mais famosas do mundo, tornando o Réveillon no Rio de Janeiro uma experiência única
  • Balneário Camboriú, SC: conhecida por suas praias badaladas, a cidade oferece uma atmosfera festiva durante o Natal e Ano Novo. O Cristo Luz, uma estátua iluminada, é um ponto turístico imperdível.
  • Trancoso, BA: um destino mais exclusivo, Trancoso oferece praias paradisíacas, charmosas vilas e uma atmosfera descontraída. É ideal para quem busca um Réveillon mais intimista.

Agora você tem todas as informações necessárias para planejar suas viagens durante os feriados de 2024. Aproveite ao máximo cada oportunidade para explorar novos destinos e vivenciar momentos incríveis!

É hora de viajar com a Voalá!

Independentemente de como esses feriados se encaixem no calendário, a Voalá está aqui para ajudar. Encontre as melhores opções de hospedagens, aluguel de carros, pacotes, passagens aéreas e seguros de viagem para tornar cada folga uma experiência inesquecível!

Comments are closed.