Se você é da turma que não se anima muito com os grandes eventos do carnaval, mas que gosta da movimentação do período para curtir um evento temático, só para não ficar de fora, então, continue aqui!

Sim, sabemos que os blocos de rua são destaques nessa época do ano, arrastando multidões por onde passam, seja por bandas locais, som improvisado, trio elétrico ou até mesmo a alegria contagiante dos foliões.

Mas, temos outro grupo de pessoas que preferem algo mais inusitado para o carnaval brasileiro, mesmo sendo um bloquinho. Confira!

Rio de janeiro

Para quem é da vibe roqueira, o To Be Wild é a pedida certa para aquele grito de carnaval. A Praça XV se transforma no palco para curtir músicas do Iron Maiden, Red Hot Chilli Peppers, Metallica, entre outros.

O cantor Michael Jackson inspirou o bloco Thriller Elétrico. O rei do pop é lembrado por cerca de 50 ritmistas e músicos, profissionais e amadores. A música fica por conta de sucessos como Billie Jean, Thriller, Human Nature e Off The Wall, em diferentes versões de samba, funk, marchinha, samba-reggae, ijexá e xote.

E por falar em grandes artistas, temos o Bloco Toca Rauuul!

Formado por 15 componentes, eles fazem releituras das músicas do cantor Raul Seixas em diversos ritmos carnavalescos, como frevo, samba, marchinha, reggae, salsa, ijexá, afoxé e maracatu, sem esquecer do rock ‘n’ roll.

✈️ O QUE FAZER NO RIO DE JANEIRO ✈️
  • Conhecer algumas praias: Leblon, Ipanema e Copacabana;
  • Visitar: o Pão de Açúcar, Cristo Redentor e a Escadaria Selarón;
  • Bate e volta: em algumas cidades na região, como Arraial do Cabo.

São Paulo

A criatividade dos blocos na capital paulista chama a atenção e é um convite à parte para os foliões, tendo um pouco de tudo!

Aqui, podemos destacar alguns: Bloco da Catuaba, conhecido pelas bebidas temáticas, e pela mistura entre funk e eletrônico; Bloco 77, com sucessos do rock dos anos 70, 80 e 90, além de músicas autorais e versões de clássicos do gênero brasileiro.

Já o Bloco Pagu, homenageia a escritora e militante Patrícia Galvão, com composições autorais e clássicos do samba de raiz. Não podemos esquecer do Bloco Lua Vai, com uma pegada mais psicodélica, unindo rock, blues e música brasileira, além de contar com interpretações e intervenções artísticas.

✈️ O QUE FAZER EM SÃO PAULO ✈️

E para completar a sua escolha por um carnaval criativo e plural, você pode:

  • Conhecer: a 25 de Março e sua diversidade de produtos;
  • Happy Hour e Baladas: na região da Augusta;
  • Viajar para outro país: visitar a Feira da Liberdade.

Recife

Se você busca o maior bloco do mundo, segundo o Guinness Book, não deixe de conhecer o Galo da Madrugada. Mas, se sua vibe é outra, temos algumas dicas:

O Bloco das Ilusões, acontece durante o período carnavalesco e conta com um repertório que vai desde marchinhas até hits do pop atual, atraindo um público jovem e animado. O Bloco Manguebeat, foi inspirado no movimento cultural que surgiu em Recife nos anos 90, e o que difere este dos demais é a mistura de ritmos regionais com rock, eletrônico e hip hop. Se você é do time dos super-heróis e cultura geek, curta no Bloco Enquanto Isso na Sala de Justiça, mas não esqueça sua fantasia temática, para aproveitar o repertório de rock e pop

✈️ O QUE FAZER EM PERNAMBUCO ✈️
  • Praias e mais praias: são infinitas opções, entre elas, indicamos a dos Carneiros e Tamandaré que ficam pertinho uma da outra e são de tirar o fôlego;
  • Conhecer: o Centro Histórico de Recife;
  • Bate e volta: em algumas cidades da região, como Olinda.

Salvador

O bloco do Olodum surgiu em um Pelourinho, com tambores inspirados no reggae e no movimento rastafari. No início, encontrou certa resistência, mas logo conquistou uma popularidade enorme e ajudou a revitalizar o Pelourinho, tornando-o um patrimônio histórico-cultural.

Você também pode conhecer e se divertir no Cortejo Afro, um bloco de percussão que mistura ritmos africanos e samba-reggae, com uma forte presença de dança e elementos visuais; Afropunk, e sua combinação de rock, punk e outros estilos alternativos, com um repertório que inclui artistas locais e internacionais; e o Bloco Didá, formado exclusivamente por mulheres, que valoriza a cultura afro-brasileira e o empoderamento feminino, com um repertório que inclui samba-reggae, afoxé e outros ritmos.

✈️ O QUE FAZER EM SALVADOR ✈️
  • Contemplar o pôr do sol: no Mirante Morro do Cristo;
  • Visitar lugares históricos: o Centro de Salvador, Elevador Lacerda e o Pelourinho;
  • Passear pelas Ilhas Itaparica e dos Frades.

Minas Gerais

Para os amantes de Star Wars, o bloco Unidos da Estrela da Morte, reúne o público nerd que também ama o carnaval.

A brincadeira foi inspirada no clássico filme Star Wars e irá embalar os foliões vestidos de cosplay que invadem Belo Horizonte, com as vestimentas caracterizadas dos personagens, além de paródias e músicas, desenhos e seriados.

✈️ O QUE FAZER EM MINAS✈️
  • Uma dose de aventura: nas trilhas e cachoeiras de Ibitipoca;
  • Visitar uma gruta: nossa indicação é a de Sete Lagoas;
  • Bate e volta: em algumas cidades da região, como Juiz de Fora e Ouro Preto.

Se a intenção é conhecer os bloquinhos e cair na folia, de um jeito diferente, as opções para a festa não param por aqui!

Escolha sua próxima parada, divirta-se do seu modo e planeje essa experiência com a Voalá.

Assine nossa newsletter e compartilhe nas redes sociais esse conteúdo!

Comments are closed.