O Carnaval é muito mais do que uma festa, é uma celebração que faz parte do coração dos brasileiros. A seguir você encontrará os blocos carnavalescos tradicionais de diversas regiões do Brasil, mostrando toda a cultura e diversidade que essa festa oferece!

Norte

“Carnailha”, Parintins — Amazonas

O Carnailha de Parintins é uma celebração tradicional que atrai centenas de visitantes à cidade para testemunhar um dos eventos mais emblemáticos do baixo Amazonas. Organizado pela Prefeitura de Parintins, é um verdadeiro espetáculo que transforma as torcidas dos bois Garantido e Caprichoso em blocos carnavalescos vibrantes.

“Arrastão da Pavulagem”, Belém — Pará

O Arrastão do Pavulagem, consagrado como Patrimônio Cultural de Belém e do Estado do Pará, é um dos destaques do grupo cultural Arraial da Pavulagem. Em 2006, ganharam destaque no carnaval do Rio de Janeiro, sendo enredo da escola de samba Lins Imperial. O cortejo, composto por estandarte, marujas, mascarados, Peixe-Boi, peixinho, elementos aquáticos e objetos simbólicos, parte da escadinha do Cais do Porto, reunindo cerca de quatro mil pessoas até a Praça do Carmo.

Nordeste

“Galo da Madrugada”, Recife — Pernambuco

O Galo da Madrugada, sediado em Recife, é reconhecido pelo Guinness World Records como o maior bloco de Carnaval do mundo. Sua fundação remonta a 1978, e desde então, tornou-se uma expressão emblemática da cultura pernambucana.

“Carnaval de Olinda”, Olinda — Pernambuco

O Carnaval de Recife e sua cidade vizinha, Olinda, formam um dos eventos mais diversificados e tradicionais do Brasil. É lá que a festa ganha vida em um cenário pitoresco, onde os foliões se espalham pelas ruas estreitas e históricas. Além disso, o frevo é uma das expressões culturais mais características da região, uma dança acelerada e cheia de energia.

“Cheiro de Amor” e “Ilê Aiyê”, Salvador — Bahia

O Bloco Cheiro de Amor é uma das atrações mais consolidadas e aguardadas do Carnaval de Salvador. Com mais de 40 anos de história, a banda Cheiro de Amor, liderada por Vina Calmon, desfila no circuito Barra/Ondina. Com um repertório que evoluiu ao longo dos anos, eles combinam tradição com novas influências, apresentando um Axé Music cativante e conectando-se com um público diversificado.

Já o Ilê Aiyê é muito mais que um bloco de Carnaval: é um movimento cultural, uma expressão de resistência e orgulho da cultura afro-brasileira. Considerado o primeiro bloco afro do Brasil, seu surgimento está entrelaçado à vida de Mãe Hilda e ao terreiro Ilê Axé Jitolu. 

Centro-Oeste

Suvaco da Asa, Brasília — Distrito Federal

O Suvaco da Asa é um dos blocos mais emblemáticos do Carnaval de Brasília, trazendo a essência e a animação do carnaval pernambucano para a capital brasileira. Inspirado nas festividades de Recife e Olinda, este bloco é uma verdadeira celebração à cultura nordestina durante o período de folia.

Sudeste 

“Cordão do Bola Preta”, Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro, conhecido por sediar um dos carnavais mais famosos do mundo, entre eles está o Cordão da Bola Preta, um dos mais antigos do Brasil, fundado em 1918. Esse bloco é reconhecido por seus desfiles cheios de animação, atraindo multidões com suas festividades vibrantes. 

“Bloco da Laje” e “Acadêmicos do Baixo Augusta”, São Paulo

O Bloco da Laje é um coletivo teatral carnavalesco que, desde 2011, traz toda sua energia para as ruas e palcos durante o Carnaval de São Paulo. Em sua essência, é uma manifestação cultural que resgata a tradição do carnaval de rua e a ocupação criativa do espaço público. Sob a gestão da Associação Cultural Acadêmicos do Baixo Augusta, uma ONG sem fins lucrativos, sua missão transcende a festividade.

“Bloco do Caixão”, Ouro Preto

Fundado em 1976, o Bloco do Caixão é o mais tradicional de Ouro Preto, conhecido pelos desfiles de caixões decorados e fantasias extravagantes. Considerado um ícone na cidade mineira, incorpora a rica cultura local, tornando-se uma experiência autêntica e memorável para os foliões e estudantes da cidade, que movimentam as ruas históricas em um período tão colorido.

Sul

“Berbigão do Boca”, Florianópolis, Santa Catarina 

O Berbigão do Boca surgiu como uma resposta à apatia que começava a dominar o Carnaval de Florianópolis. Com o deslocamento do desfile oficial para o Sambódromo, a cidade perdeu um pouco da vibração e da integração entre o Carnaval de Passarela e o de Rua. O nome “Berbigão do Boca” é uma combinação do berbigão, iguaria popular da ilha, com o apelido de um dos grandes entusiastas do Carnaval em Florianópolis, o Boca. 

Feche seu Pacote de Carnaval com a Voalá!

Com essa lista dos melhores blocos de Carnaval em diferentes regiões do Brasil, fica mais fácil planejar a sua folia. Não perca a oportunidade de vivenciar essa festa cheia de cores, músicas e tradições brasileiras únicas em cada lugar!

Para aproveitar o Carnaval ao máximo, a Voalá oferece pacotes incríveis para diversos destinos carnavalescos no Brasil. Garanta sua diversão e viva essa experiência única conosco! Confira nossos pacotes de Carnaval aqui.

Comments are closed.