Minas Gerais é um dos estados mais antigos do Brasil. No século XVIII, foi a região mais rica do Império Português devido à sua abundante oferta em ouro, diamantes e minério de ferro.

Mas, não apenas isso, essa riqueza material que trouxe os holofotes para essa região na época, deixou marcas em cultura, arquitetura e arte que se tornaram, hoje, uma das maiores riquezas do Brasil e uma importante fonte para aqueles que gostariam de pesquisar e conhecer um pouco mais das raízes do nosso país.

Sendo assim, algumas cidades de Minas são um tesouro nacional e destino de viagem de turistas do mundo inteiro, seja pelo seu teor histórico, seja pela culinária icônica dona de uma iguaria chamada: pão de queijo

Para 2022, unindo as tendências de turismo e as novas preferências de consumo dos viajantes, as cidades históricas de Minas Gerais se destacam como ótimas opções para viagens locais realizadas de carro, seja para quem está sozinho, de casal ou com família e amigos. 

Por isso, trouxemos os 3 principais destinos históricos com suas peculiaridades, belezas e atividades para a sua próxima viagem na terra do Queijo Canastra. 

Aproveite a leitura, se possível com uma xícara de café preto, para já ir entrando no clima.

Ouro Preto

Conheça 3 cidades históricas de Minas Gerais para viajar
Vista de Ouro Preto com as igrejas de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia e São Francisco de Paula. Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Ouro preto é a primeira cidade brasileira tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco (1980). É a casa do maior tesouro de arquitetura barroca do país e é a marca da grande riqueza em ouro que Minas Gerais possuiu no Brasil Colonial. 

Inclusive, o nome da cidade foi escolhido justamente por caracterizar a aparência do ouro encontrado pelos bandeirantes durante as expedições na região. Além disso, Ouro Preto também foi palco da Inconfidência Mineira, uma rebelião contra impostos abusivos cobrados pela monarquia portuguesa. 

A cidade carrega muita história e está localizada entre diversas montanhas, a cerca de 130 km de Belo Horizonte, sendo um destino incrível para uma road trip de curta duração. 

A primeira dica para visitar o destino é estar ciente que, por ser uma cidade histórica e antiga, a maioria das ruas não comporta carros. Ou seja, é uma viagem de muitas caminhadas por ruas bem íngremes. 

Não há com o que se preocupar, é claro. Mas, esteja ciente que alguns trajetos possuem certa dificuldade, por isso, já separe um bom tênis e roupas leves para passear na cidade. 

O que fazer em Ouro Preto

Enquanto estiver na cidade, não deixe de visitar: 

  • A  Matriz Nossa Senhora do Pilar, a igreja mais rica do Brasil, decorada com 400 kg de ouro e de prata em pó, segundo estimativa de especialistas;
  • A Igreja São Francisco de Assis; 
  • A Casa dos Contos; 
  • O Museu Casa Guignard; 
  • A Feira de Pedra Sabão; 
  • Teatro Municipal de Ouro Preto; 
  • O Museu Casa dos Inconfidentes; e
  • O Museu da Inconfidência. 

A cidade atrai diversos turistas jovens, então, você também poderá se deliciar em muitos restaurantes e bares, com uma vida noturna bem animada. 

É importante lembrar que a melhor época para visitar Minas Gerais é entre os meses de abril e setembro, onde as temperaturas caem e as chuvas se tornam escassas, com noites mais frescas e dias amenos e agradáveis.

Tiradentes

Conheça 3 cidades históricas de Minas Gerais para viajar
Rua histórica tranquila da cidade de Tiradentes em Minas Gerais com casario colonial e uma igreja barroca ao fundo

A 160 km de Ouro Preto, está Tiradentes, uma das mais famosas cidades de Minas Gerais e que possui duas atrações principais: sua arquitetura e a culinária local. 

A cidade é bem charmosa e muito preservada, afinal, o turismo é o seu forte. Há 24 anos, é realizado o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes que atrai turistas de todo o mundo na oferta de cheiros e sabores típicos da região. 

Tiradentes também é uma cidade movimentada e cheia de vida, com uma ampla opção de bares e restaurantes. Porém, devido ao turismo ser o setor mais forte, é um destino que exige um orçamento maior, visto que a maioria das atrações são pagas e o custo de hospedagens e alimentação é um pouco maior do que a média. 

Passeie pela Rua Direita, que é o principal acesso da cidade, localizada dentro do centro histórico, onde você irá conhecer diversos pontos turísticos, como:

  • O Museu de Arte Sacra, onde era a antiga cadeia pública;
  • A Capela Nossa Senhora do Rosário e 
  • A Igreja Matriz de Santo Antônio, onde existe um mirante que vai te proporcionar uma vista incrível do pôr-do-sol e da Serra de São José. 

A cidade também possui uma ampla oferta de hospedagens, das mais luxuosas até as mais econômicas. Por isso, lembre-se de realizar suas reservas antecipadamente para garantir as melhores opções. 

São João Del Rey

Conheça 3 cidades históricas de Minas Gerais para viajar
Escadaria da antiga igreja de Nossa Senhora das Mercês

A apenas 15km de Tiradentes, está São João Del Rey, mais uma cidade que surgiu durante a colonização do Brasil, tanto que seu nome é uma homenagem a Dom João V. 

Assim como sua vizinha, o turismo lá é bem forte e a cidade é bem movimentada, atraindo turistas de todas as idades e regiões. Além disso, é uma cidade universitária e conta com diversas repúblicas. Ou seja, vida noturna bem agitada e cheia de jovens! 

Um passeio em São João Del Rey é uma visita ao passado e sua arquitetura transmite a sensação de uma viagem no tempo da colonização brasileira. Mesmo com o passar dos anos, tudo é muito preservado e o local oferece um clima interiorano aconchegante e encantador. 

Os principais passeios a serem realizados no local são: conhecer todo o centro histórico, visitar a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e a Rua das Casas Tortas.

Caso você tenha disponibilidade para ficar muitos dias, vale a pena conciliar a visita a São João Del Rey com Tiradentes, visto que existe a Maria Fumaça que realiza o trajeto entre as cidades em um período de 40 minutos em meio às lindas paisagens mineiras. Com certeza, vale a pena!

Planejando sua viagem 

Agora que você já conhece a rota histórica de Minas Gerais, já pode – e deve – começar a planejar a sua viagem. 

Como são destinos interioranos, o ideal é realizar uma road trip que pode começar diretamente de sua cidade ou, partindo de Belo Horizonte, onde você pode chegar por via aérea. 

No site da Voalá você pode realizar todas as reservas que você vai precisar para viajar com tranquilidade e com muita segurança, como: pacotes, hospedagens, passagens aéreas, seguro viagem e aluguel de carro. Exatamente, o pacote completo. 

Vai viajar? Vai de Voalá!

Comments are closed.