A pandemia da Covid-19 com certeza mudou as nossas prioridades e nos mostrou que além de ser bom, é necessário aprender a amar a própria companhia e desfrutar de momentos de solitude. É claro que isso também se aplica ao turismo, explicando o quanto a busca por destinos de natureza, sem aglomeração aumentou. 

O ecoturismo e viagens para destinos mais selvagens, em meio à natureza, se tornaram tendência de viagens em todo o mundo. A maioria dos viajantes está buscando destinos mais isolados, sem aglomerações e que ofereçam atrações que envolvam bem-estar e novas experiências, mais espirituais que materiais. 

Outro ponto importante, é que essa tendência também leva em conta o auxílio às cidades do interior que dependem do turismo e que foram muito afetadas pela pandemia, além da valorização de negócios locais, como feiras, restaurantes, bares e lojas. 

Por isso, se você está dentro dessa tendência e em busca de destinos de natureza, fugindo da aglomeração, você veio ao lugar certo, pois separamos 4 locais incríveis para a sua próxima viagem. 

Confira e já prepare as malas! 

Destinos de natureza na Bahia: Península de Maraú

O paraíso baiano que é a faixa de areia que separa a terceira maior baía do Brasil é a Península de Maraú, no sul da Bahia. 

Esse destino vem ganhando o coração dos adeptos ao ecoturismo, mesmo com seu difícil acesso. Afinal, é necessário um bom carro para pegar a estrada, Maraú fica localizada a 270 km ao sul de Salvador, 120 km ao norte de Ilhéus e 1.311 km de Brasília. 

O destino fica em uma região conhecida como a Costa do Cacau e é uma das áreas mais preservadas do Brasil, cercada por praias paradisíacas corais, piscinas naturais, manguezais, pequenas ilhas, estuários e algumas cachoeiras, abraçadas pela Mata Atlântica. 

Atualmente, 20 mil pessoas vivem na Península em pequenas comunidades, lá é possível curtir um clima interiorano, tranquilo e alguns passeios cheios de aventura, como: 

  • Passeios de barco; 
  • Trilhas;
  • Stand Up Paddle; 
  • Passeios de Quadriciclo. 

Mas, é claro que o principal atrativo do destino é a famosa praia de Taipu de Fora, conhecida por suas areias brancas, mar cristalino e calmo, que está localizada perto da Vila de Barra Grande. 

Lá, você pode praticar mergulho e snorkel, alugando os equipamentos na própria praia ou levando os seus. Programe-se para curtir a maré baixa e a maré alta, onde a paisagem se transforma.

Fernando de Noronha, Pernambuco

Fernando de Noronha, com certeza, é um dos destinos mais desejados do Brasil e também tem crescido no turismo internacional. 

A ilha pernambucana é sinônimo de desconexão, natureza e paz interior. É realmente um local de encontro entre o homem e a natureza, tanto que grande parte de suas atrações são voltadas para essa integração. 

Noronha está localizada a cerca de 500 km de Recife e só pode ser acessada de avião, tendo como ponto de conexão a capital pernambucana e Natal, no Rio Grande do Norte. 

É importante lembrar que a ilha é uma reserva de preservação ambiental, tanto é que tudo o que é consumido na ilha vem de suas vizinhas, Recife e Natal. Por isso, é cobrada uma taxa de preservação ambiental diária. 

Além disso, lá também é um dos melhores pontos do Brasil para conhecer a vida marinha através do mergulho e, algumas praias são excelentes para as práticas de surf, que geralmente, acontecem no mês de janeiro, com as ondas mais altas. 

Prepare-se para passar dias relaxantes e revigorantes aproveitando algumas das praias mais bonitas do Brasil e do mundo, como: 

  • Praia do Sancho, que já foi eleita a melhor praia do mundo e, também, a mais bonita do Brasil; 
  • A Baía dos Porcos; 
  • A Praia da Conceição, perfeita para assistir ao pôr-do-sol; 
  • Praia do Meio e
  • A Praia do Cachorro, onde são formadas diversas piscinas naturais cristalinas na maré baixa. 

Para se aprofundar nesse destino, leia também: Fernando de Noronha: um paraíso que todo brasileiro deve conhecer.

Fuja da aglomeração, conheça São Miguel dos Milagres, Alagoas

São Miguel dos Milagres é outro destino na lista de praias paradisíacas, tranquilas e perfeitas para dias de sol, paz e contato com a natureza. 

Localizada em Alagoas, a aproximadamente 93 km de Maceió, a cidade fica na Rota Ecológica dos Milagres, onde fazem parte, também, as cidades Porto de Pedras e Passo de Camaragibe.

Além disso, São Miguel dos Milagres também faz parte da Costa dos Corais, que é uma área de proteção ambiental que abrange o litoral dos estados de Pernambuco e Alagoas. 

O destino é o local de um dos povoados mais antigos do Brasil, formado durante a colonização holandesa no nordeste do Brasil e hoje é a casa de 8 mil habitantes em sua pequena vila de pescadores. 

Lá não existe transporte coletivo, mas não se preocupe, é muito tranquilo circular a pé, visto que a vila é bem pequena. Inclusive, é uma experiência típica do local, conhecer tudo caminhando e apreciando a paisagem cheia de história e cultura. 

Aproveite para conhecer as praias paradisíacas e piscinas naturais de São Miguel dos Milagres e entorno, o Santuário do Peixe-Boi, fazer passeios de Buggy, andar de bicicleta pela cidade e seus arredores e conhecer o Farol e Mirante de Porto de Pedras. 

Tenho certeza que será uma experiência inesquecível. 

Planejando sua viagem

Após escolher o destino, é importante realizar suas reservas com antecedência. Afinal, destinos de ecoturismo geralmente possuem uma capacidade menor, por possuírem menos hotéis e pousadas que as cidades maiores. 

Por isso, faça seu planejamento antecipadamente para conseguir viajar nas melhores datas e aproveitar os melhores preços. Conte com a Voalá para fornecer o melhor em passagens aéreas, hospedagens, aluguel de carro e seguro viagem. Acesse nosso site para conferir nossas promoções e pacotes. 

Lembre-se de verificar o funcionamento dos estabelecimentos e as medidas de segurança adotadas devido à pandemia da Covid-19.

E, se você tem vontade de saber mais notícias, dicas e descobrir roteiros de viagem totalmente fora do convencional, cadastre-se em nossa Embarque Voalá. Uma comunidade exclusiva para viajantes que curtem menos destinos e mais viagens

Comments are closed.