O Brasil é um país repleto de destinos incríveis para se explorar, e entre eles está a bela capital do Ceará: Fortaleza. Localizada no nordeste do país, a cidade encanta os visitantes com suas praias paradisíacas, uma cultura vibrante e uma gastronomia de dar água na boca.

Neste artigo, vamos compartilhar dicas valiosas para aproveitar ao máximo sua estadia na cidade, descobrindo as belezas, sabores e muita diversão.

Por que visitar Fortaleza?

Fortaleza, além de ser a capital do Ceará, é também um dos principais destinos turísticos do nordeste brasileiro. Com seu clima tropical, praias de areia branca e águas cristalinas, é um paraíso para os amantes do sol e do mar

Ao explorar Fortaleza, aproveite para conhecer também alguns dos pontos turísticos mais icônicos da cidade. O Mercado Central é parada obrigatória para quem deseja levar para casa lembranças e souvenirs autênticos. No maior mercado de artesanato do Brasil, você encontrará uma infinidade de roupas, rendas e bordados, além de produções locais de doces, cachaças, rapaduras, castanhas e muito mais!

Outro local imperdível é o famoso Dragão do Mar, um complexo cultural que abriga museus, teatros, cinemas e uma praça central onde acontecem diversos eventos. Além disso, não deixe de visitar a belíssima Catedral Metropolitana de Fortaleza, com sua arquitetura imponente e rica história.

Quando ir e como chegar na capital cearense

A melhor época para visitar Fortaleza é durante os meses de julho a dezembro, quando o clima está mais quente e ensolarado. Essa é a temporada de baixa precipitação na região, o que significa que você poderá desfrutar das praias e das atividades ao ar livre com mais tranquilidade. 

Entretanto, as temperaturas são agradáveis durante todo o ano, variando entre 25°C e 30°C, proporcionando um clima tropical perfeito para aproveitar todas as atrações que a cidade tem a oferecer.

Para chegar a Fortaleza, você pode optar por voos diretos de várias cidades do Brasil ou aluguel de carro, já que essa segunda opção será útil para se locomover na cidade, tendo uma maior flexibilidade e liberdade para explorar a região. 

Por exemplo, com um carro, você pode visitar praias mais afastadas, como Cumbuco e Canoa Quebrada, com facilidade e no seu próprio ritmo. 

Ademais, é possível conhecer lugares menos movimentados e descobrir verdadeiros tesouros escondidos ao longo da costa cearense. 

Gastronomia e vida noturna na capital do Ceará

A gastronomia é outro destaque de Fortaleza. A cidade oferece uma variedade de pratos típicos da culinária cearense que são verdadeiras delícias. Um dos pratos mais famosos é a carne de sol com macaxeira (mandioca) e queijo coalho, uma combinação perfeita de sabores. 

Também não deixe de experimentar a moqueca cearense, um cozido preparado com robalo, badejo ou pintado e certamente é uma experiência única. Para os amantes de frutos do mar, o caranguejo é uma escolha certeira, servida em diversos restaurantes da cidade. Além disso, não se esqueça de provar a famosa tapioca e o bolo de rolo, sobremesas tradicionais da região.

Além da gastronomia, Fortaleza oferece uma vida noturna animada, com opções para todos os gostos. O bairro de Iracema é conhecido por abrigar diversos bares e casas noturnas, onde é possível aproveitar música ao vivo e dançar até altas horas. 

Já a Praia de Meireles é um local tranquilo, com diversos quiosques e restaurantes à beira-mar, perfeito para um passeio noturno com a família ou amigos.

Mais dicas e passeios em Fortaleza e arredores 

Fortaleza e região oferecem uma variedade de atividades e passeios para todos os gostos, desde praias deslumbrantes até atrações culturais e aventuras emocionantes. Não deixe de explorar esses lugares e aproveitar ao máximo sua visita à capital do Ceará. Confira: 

Praia de Iracema: 

Aprecie a bela praia e o famoso pôr do sol, além de aproveitar a animada vida noturna com bares, restaurantes e casas de shows.

Praia do Futuro: 

Desfrute de uma das praias mais populares de Fortaleza, conhecida por suas barracas à beira-mar que servem frutos do mar frescos e deliciosos.

Praia de Cumbuco: 

Localizada a cerca de 30 km de Fortaleza, é perfeita para os amantes de esportes aquáticos, como kitesurf e windsurf, devido às suas dunas de areia e ventos favoráveis.

Beach Park: 

Localizado em Aquiraz, próximo à Fortaleza, é um dos maiores parques aquáticos da América Latina, com atrações emocionantes e diversão para toda a família.

Passeio de buggy nas dunas de areia: 

Aventure-se em um emocionante passeio de buggy pelas dunas, onde você poderá desfrutar de vistas panorâmicas e adrenalina.

Morro Branco: 

Visite essa praia de beleza singular, famosa por suas falésias coloridas e faça um passeio de jangada para explorar suas piscinas naturais.

Parque Nacional de Ubajara: 

Localizado próximo à Fortaleza, é um parque com belas trilhas, cachoeiras e cavernas, como a Gruta de Ubajara, que pode ser explorada em passeios guiados.

Cidades históricas: 

Faça um bate-volta para conhecer cidades históricas próximas, como Canoa Quebrada, com suas falésias impressionantes, e Jericoacoara, com suas praias paradisíacas e pôr do sol icônico.

E aí, depois de todas essas dicas, já está ansioso para tirar uns dias de férias na capital cearense? Aproveite para se inscrever em nossa newsletter para ficar por dentro das nossas novidades, roteiros e promoções!

Comments are closed.