Saber comprar e montar uma mala de viagem ideal é uma tarefa mais complexa do que parece, e exige muito planejamento

O mais importante é saber seu tipo de viagem e suas prioridades. Existem aqueles que são mais mochileiros, ou seja, querem conhecer mais lugares. Mas, existem também os viajantes de resort, como apelidamos, que geralmente viajam para descansar e ficam a maior parte do tempo em apenas um hotel. 

Baseado nisso, você pode pensar em escolher o tamanho da sua mala e definir quais os itens indispensáveis. O melhor conselho que posso dar: independente do seu tipo de viagem, leve só o essencial. 

Afinal, sempre existem lojas, bancas, feiras e locais onde você pode comprar coisas diferentes e regionais. Além do fato de que você dificilmente vai utilizar todas as peças que levar. 

Para te ajudar a montar a mala de viagem ideal, separei 6 dicas que vão transformar a sua maneira de organizar malas. 

Aproveite a leitura! 

1. Conheça seu destino

Se antecipar sempre vai ser uma dica valiosa. 

Pesquise tudo sobre o seu destino, especialmente o clima. Busque descobrir como estará o tempo durante seu período de viagem e assim, você consegue ter uma boa noção de qual mala comprar e do que levar. 

Por exemplo, se no seu destino estiver fazendo calor, logo as roupas serão menores e mais leves, sendo possível transportar em uma mala pequena. 

Porém, se for viajar para um destino frio, já busque uma mala maior, pois as roupas e casacos ocuparão mais espaço. 

2. Conheça os tipos de mala

Antes de comprar malas, é importante saber quais os tipos disponíveis de tamanhos e quais são permitidos a bordo, ou seja, que você pode levar consigo dentro do avião. São elas: 

  • Mochila;
  • Bolsa;
  • Bagagem de mão, ou P, geralmente até 10kg; 
  • Mala média, geralmente de 23 kg;
  • Mala grande, acima de 23 kg. 

Dentro do avião você pode levar uma mala de mão de até 10 kg e um artigo de uso pessoal. Nesse caso, pode ser uma bolsa ou uma mochila, geralmente com o peso máximo de 5kg. 

Na maior parte dos casos, a bolsa ou mochila de mão não é pesada na verificação, o que pode te dar uns quilos a mais. Porém, as malas de mão são constantemente verificadas, por isso, atenção! 

Por sua vez, as malas médias e grandes podem ser despachadas para serem levadas no compartimento de cargas dos aviões. Dependendo da companhia aérea e do tipo de bilhete, estão incluídas no valor da passagem. 

É importante verificar com atenção a compra do seu bilhete, pois em algumas passagens promocionais a mala de mão não está incluída, assim como a de despache. Cada companhia aérea possui um regulamento. 

3. Saiba o que priorizar na hora de comprar uma mala de viagem ideal

Primeiramente, o material das malas é um fator decisivo na hora da compra. É importante optar sempre pelos modelos confeccionados com materiais rígidos ou semi-rígidos, como o  polipropileno, policarbonato ou ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno).

O material é um diferencial essencial, especialmente para os viajantes que costumam despachar bagagens. Um material mais forte e resistente vai impedir que a mala seja danificada nos transportes. 

Para finalizar, escolha as malas com rodinhas 360. Acredite em mim, faz muita diferença na hora de percorrer grandes distâncias a pé. 

4. Acessórios essenciais para comprar junto com as malas 

Além de comprar as malas, você também deve incluir em seu orçamento a compra de alguns acessórios, como tags e cadeados. 

As tags são placas de identificação que podem ser muito úteis caso você perca sua mala, esqueça em algum lugar ou em caso de extravio. 

Os cadeados garantem a segurança contra furtos, especialmente para bagagens despachadas. Algumas vezes têm casos de malas abertas entre o despache e a entrada no avião. 

Alguns modelos já possuem o cadeado por senha indexados na mala, ao lado do zíper. Também são excelentes opções, apenas concentre-se em lembrar da senha ou anotá-la em algum lugar seguro. 

Outro acessório que vai te ajudar bastante são os organizadores de mala, sacos com fecho e necessaires. Mas, esse assunto fica para a próxima dica.

5. Otimizando o espaço da mala de viagem ideal

Os organizadores de mala são sacos de tecido de diversos tamanhos, cada um deles com uma função: armazenar determinadas peças de roupa. 

A depender do conjunto escolhido, existe o saco de guardar pijamas e roupas íntimas, roupas sujas, sapatos, itens de higiene pessoal etc. 

Você os encontra em diversas plataformas de marketplace, como Mercado Livre, Shopee, Aliexpress e Shein, com preços bastante competitivos. 

Outro ponto importante é saber como guardar as roupas. Por isso, separe um pedaço do seu coração para guardar essa dica: faça sempre rolinhos. 

Fazer rolinhos com as roupas economiza muito espaço, além de fazer com que mais peças de roupa se encaixem em determinados espaços, otimizando sua mala. 

Deixe as peças maiores como casacos, botas e tênis de fora e se programe para vesti-los no dia da viagem. Dessa forma, você irá economizar muito espaço. 

Nas mesmas lojas onde você encontra os organizadores, você também encontra frascos de tamanho mini para levar seus itens de higiene pessoal. Aproveite para comprar um para cada item: shampoo, condicionador, sabonete, sabonete de rosto e demaquilante. 

Deixe para levar na embalagem original apenas os mais difíceis de transferir, como perfumes e dermocosméticos. 

Caso você compre algo na viagem, livre-se de todas as embalagens. Além de economizar espaço na mala, te ajuda na alfândega, caso você esteja em uma viagem internacional. 

6. Itens que não podem ser transportados

Para fechar o planejamento e montagem da sua mala de viagem ideal, é importante saber que existem itens que não podem ser transportados de nenhuma maneira no avião. 

  • Na mala de mão não pode: produtos em aerossol, produtos cortantes, afiados, além de todos os itens proibidos para bagagem despachada. 
  • Na mala despachada não pode: armas de choque, objetos que produzem calor, equipamentos de segurança, materiais biológicos e materiais inflamáveis. 

Cada companhia aérea tem sua própria regulamentação, então é aconselhável que você olhe no momento da compra do seu bilhete os artigos permitidos e proibidos na sua bagagem. 

Viu só? Nem é tão difícil montar a mala de viagem ideal! 

Na verdade, é até divertido, principalmente pela ansiedade da próxima viagem. Se você quiser ter acesso aos melhores conteúdos, dicas, roteiros e promoções de viagens, cadastre-se na nossa Embarque Voalá e fique por dentro das nossas novidades. 

E, se você quiser começar a planejar sua próxima viagem nesse momento, acesse o site da Voalá, onde você encontra tudo o que precisa para a viagem dos sonhos: pacotes de viagens completos, hospedagem, aluguel de carro e seguro viagem

Comments are closed.