Porto Seguro é uma delícia e um dos destinos mais famosos para se curtir no Brasil. Só por isso, já vale um lugar especial na sua lista de viagens. 

Nesse caso, a maioria não pode estar errada, não é mesmo?

Primeiramente, a cidade baiana fica localizada ao sul do estado e foi designada como patrimônio mundial em 1968, você sabia?

Com um clima tropical oceânico, a cidade é muito famosa por suas praias, suas festas e, é claro, por ser o ponto de partida para visitar algumas de suas “vizinhas”, as cidades de Trancoso e Arraial D’ajuda. 

Já adiantando, em Porto o tempo é bom o ano inteiro, com temperaturas que variam entre 20º e 30ºC. 

Porém, pode acontecer períodos de chuva entre os meses de setembro e abril. Programe-se antecipadamente para pegar o máximo de dias de sol.

Além disso, é muito importante que você considere alugar um carro. Afinal, em sua viagem, você com certeza vai querer visitar as vilas da região. 

Anotou? Essas foram apenas algumas das dicas que eu preparei para você neste artigo. Então, continue a leitura! 

Por que visitar Porto Seguro, na Bahia?

Porto Seguro hoje é referência em hotéis all inclusive, além de ser cotado como o destino litorâneo com o melhor custo-benefício do Brasil. Além disso, é a primeira viagem de muitas pessoas no nosso país. 

Em tempos anteriores à pandemia, era comum as escolas programarem viagens de formatura para a cidade. Afinal, é uma região animada e conta com um dos melhores mares para banho no país, com temperatura amena e calmo.

É verdade que o cenário de festas e baladas que caracterizavam a cidade está mudando, e isso já estava ocorrendo mesmo antes do coronavírus.

Mas, para os apreciadores de grandes eventos, ainda existem locais muito movimentados que são icônicos, como as barracas Axé Moi e Tôa Tôa. 

Por fim, se você é um viajante mais tranquilo ou está viajando em família, não precisa se preocupar, pois com certeza você vai poder aproveitar muito Porto Seguro. 

O acesso pelo aeroporto é fácil, assim como andar de carro pela cidade. Por isso, alugar um carro é uma excelente forma de se locomover e realizar os passeios com mais tranquilidade e à sua maneira. 

Em contrapartida, “Porto” é bem servido de táxis e motoristas de aplicativo. Ou seja, transporte e locomoção por lá não serão um problema. 

Bom, agora que você já está convencido a programar sua semana de férias, podemos partir para o nosso Roteiro de 7 dias em Porto Seguro! 

Dia 1: Conhecendo Porto Seguro

O primeiro dia deve ser separado para conhecer a cidade e bater perna no Centro Histórico.

Por ser uma das primeiras cidades fundadas no Brasil, a cidade é cheia de construções antigas e arquitetura colonial. Tenho certeza que você irá se apaixonar pelas casinhas coloridas tão características da cidade. 

Aproveite para visitar o Marco do Descobrimento, que é uma pedra gravada com a Cruz da Ordem de Cristo, supostamente trazida pelos Portugueses do século XVI e visite o Museu do Descobrimento, onde estão guardados objetos indígenas preciosos relacionados à chegada dos portugueses no nosso país. 

A Igreja de São Benedito também é um bom local para visitar e tirar fotos, assim como o Farol de Porto Seguro, que possui 12 metros de altura e possui um mirante com vista para as praias da cidade. 

Dia 2: Visita à Trancoso

Uma das melhores dicas para aproveitar o tempo na viagem é utilizar os primeiros dias para fazer os passeios mais distantes e mais difíceis. 

Por isso, no seu segundo dia de viagem, aproveite para fazer uma visita a uma das vizinhas de Porto Seguro, a famosa Trancoso

A vila de Trancoso é famosa pela sua icônica Praia do Espelho e seu Quadrado, que nada mais é do que o centro da Vila, que contempla diversas pousadas e restaurantes ao redor de uma linda igreja, formando um cenário perfeito para fotos. 

Como a viagem é longa, sugerimos que fique por uma noite na Vila, visto que no dia 3 do roteiro, a sugestão é passar um dia em Arraial D’ajuda, que fica localizada no caminho de volta para Porto Seguro. 

Dia 3: Passeio em Arraial D’ajuda

Arraial D’ajuda também é uma vila muito famosa de Porto Seguro que abriga uma praia maravilhosa para banho, assim como diversos Beach Clubs para passar o dia. 

Um deles é o Uiki, que tem uma pegada mais descolada com gastronomia assinada por um chef da região, um ambiente beira-mar super agradável, música ao vivo e muito “futmesa” para jogar. 

Na maré baixa, o banco de corais próximo à costa cria uma incrível piscina natural que, ao longo do dia, fica aquecida com o calor do sol e bem rasinha. Perfeita para nadar com crianças sem se preocupar com um mar muito revolto. 

Tire um tempo durante a tarde para dar uma volta a pé na Rua do Mucugê, a mais famosa da região.

Ao final do dia, basta pegar a balsa de volta para Porto Seguro. 

Dia 4: Local da Primeira Missa do Brasil

Na Praia de Coroa Vermelha foi celebrada a primeira missa do Brasil, marcada com uma grande cruz na ponta da Praia, localizada em Santa Cruz de Cabrália, município ao lado de Porto Seguro. 

Próximo ao local onde está a cruz, fica o museu indígena dos Pataxós, onde estão em exposição diversas fotos, objetos e histórias da tribo. 

Durante a noite, não deixe de conhecer a Passarela do Álcool na Avenida da Orla e aproveite para experimentar as bebidas mais inusitadas que você irá conhecer nas centenas de barracas de bebidas e bares. 

Dia 5: Praias de Porto Seguro

Separe o dia para aproveitar as 3 melhores praias da cidade, são elas: 

  • Praia de Mundaí: a mais bonita de Porto Seguro. Mas é preciso ter atenção, visto que se trata de mar aberto e com grande incidência de águas-vivas. Possui uma boa estrutura de restaurantes e barracas na beira-mar. 
  • Praia de Taperapuã: a mais movimentada e a preferida dos jovens, famosa pela barraca Tôa Tôa e suas grandes apresentações musicais e a Axé Moi, com diversas danças coreografadas em ritmos baianos. 
  • Praia do Mutá: a melhor para fechar o dia, com águas tranquilas e boas para banho em uma extensa faixa de areia.

Dia 6: Observar Baleias Jubarte

Caso você realize sua viagem de julho a outubro, é possível realizar o passeio de observação das Baleias Jubarte em Porto Seguro. 

Com certeza é uma experiência fantástica em um passeio que dura, mais ou menos, 4 horas em alto mar. 

Certifique-se de ter estômago para não passar mal com o balanço do mar e aproveite para fotografar diversas famílias e grupos de baleias nadando juntas. 

O passeio é possível pois, nessa época do ano, as baleias migram da Antártida para nosso litoral em busca de águas mornas e tranquilas. 

Sem dúvidas, um passeio inesquecível para fechar com chave de ouro as suas férias

Dia 7: Livre!

O último dia é ideal para repetir uma visita a um local que você gostou muito ou fazer compras de artesanato local, souvenirs e presentes. 

Aproveite também para dormir um pouco mais e para voltar para sua rotina bem descansado e renovado após uma viagem maravilhosa para o litoral sul da Bahia. 

E, assim, finalizamos o nosso Roteiro de 7 dias em Porto Seguro. Que viagem, meus amigos! 

Uma última dica é: faça suas reservas com antecedência, afinal, Porto Seguro é um destino extremamente procurado. Por isso, entre agora no site da Voalá e aproveite as melhores opções de pacotes, hospedagens e aluguel de carro. 

Boa viagem! 

Write A Comment