O turismo com acessibilidade está em alta e é um fator que tem feito muitas cidades e pontos turísticos realizarem reformas e adaptações em suas estruturas para viabilizar o acesso de portadores de limitações ou deficiências físicas. 

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019, traz um levantamento do IBGE onde consta que 8,4% da população brasileira acima de 2 anos de idade possui algum tipo de deficiência. 

Por isso, cada vez mais, os governos, empresários e cidadãos estão se conscientizando para tornar as cidades mais inclusivas e acessíveis. E, é claro, o turismo não poderia ficar de fora. 

O que é uma cidade acessível?

Cidades acessíveis são aquelas que em todas as suas construções urbanas, como: estabelecimentos comerciais, calçadas, transporte coletivo, espaços públicos, etc, oferecem meios de tornar o acesso e locomoção de pessoas com deficiência, ou limitações, possível. 

A cidade precisa oferecer em sua infraestrutura, de forma igualitária, garantia de direitos fundamentais, independente da condição física das pessoas.

Em nosso país, a norma NBR 9050 da ABNT discorre sobre a construção civil dentro da acessibilidade, trazendo as diretrizes sobre tudo aquilo que as edificações e construções devem levar em consideração para serem acessíveis, como: 

  • Rampas de acesso;
  • Transporte coletivo adaptado; 
  • Elevadores; 
  • Piso Tátil; 
  • Aviso sonoro em semáforos e demais ambientes; 
  • Sinalização em braile, entre outros. 

O que muitos ainda não sabem, é que no Brasil existem algumas cidades que tiram nota 10 em acessibilidade e são excelentes opções de turismo inclusivo. 

Por isso, vou te mostrar 5 cidades do Brasil com acessibilidade para visitar. Tem destino para todos os perfis de viagem, então aproveite a leitura e comece já a planejar a sua próxima aventura! 

1. Curitiba

A capital modelo do Brasil, além de se destacar em diversas áreas, também se destaca na acessibilidade, além de trabalhar constantemente em novas adaptações e construções inclusivas. 

A capital paranaense possui um dos mercados de turismo mais movimentados do Brasil e não é para menos, visto que é uma cidade com excelente infraestrutura e com uma grande oferta de pontos turísticos e estabelecimentos comerciais. 

Em Curitiba, você encontra toda a frota de transporte coletivo adaptada e pode contar com uma mobilidade urbana inclusiva. 

Não deixe de visitar o Parque Barigui, o mais frequentado da cidade; a Ópera de Arame, o Museu Oscar Niemeyer e o Jardim Botânico, principal cartão postal da cidade. 

Para fechar, Curitiba é um bom destino para uma viagem de fim de ano para aqueles que preferem menos agitação e mais coisas para fazer e restaurantes para conhecer.

2. Turismo com acessibilidade em São Paulo

A megalópole paulista também é considerada uma das cidades mais acessíveis do Brasil e é, também, um dos destinos mais populares para viagens. Afinal, São Paulo é a cidade onde tudo acontece primeiro e que possui de tudo e mais um pouco para oferecer aos turistas. 

Ampla oferta de hotéis, restaurantes, museus, parques e áreas verdes, além de shoppings e estabelecimentos comerciais diversos. Você pode encontrar tudo em São Paulo. 

Lá você encontra, também, transporte coletivo adaptado, rampas de acesso, pisos táteis e diversos outros itens que comentamos anteriormente, não apenas nos centros urbanos, mas também em estabelecimentos comerciais e pontos turísticos. 

Aqui no site da cidade, você pode conferir tudo sobre acessibilidade e como aproveitar melhor o destino. 

Visitar a Avenida Paulista, o Mercado Municipal, o Memorial da América Latina e o Museu do Futebol, que conta com áudio-guias, maquetes táteis, imagens em relevo, totens em braille e piso tátil, é obrigatório! Já coloque na sua lista. 

3. Uberlândia

Para aqueles que gostam mais do clima interiorano, tranquilidade e boa comida, a capital do Triângulo Mineiro pode oferecer tudo isso, somado a uma ampla oferta de estabelecimentos comerciais e acessibilidade. 

Na cidade, todo e qualquer projeto de obra a ser construído só é aprovado se possuir, também, um plano de ações que o torne acessível e inclusiva. 

100% da frota de ônibus da cidade é adaptada e você encontra pisos táteis, rampas e elevadores em praticamente todos os estabelecimentos. 

Não deixe de conhecer em sua visita: 

  • Parque Sabiá; 
  • Museu Municipal; 
  • Mercado Municipal; 
  • Museu da Biodiversidade; e 
  • Museu Universitário de Arte. 

4. Turismo com acessibilidade no Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa também está bem empenhada em se tornar cada vez mais acessível e hoje, já oferece boas condições para viajantes que possuem limitações. 

O sistema de transporte coletivo possui acessibilidade visual e motora, assim como nas estações de metrô e também de BRT. 

É possível visitar os principais pontos turísticos, como o Corcovado e o Pão de Açúcar sem nenhuma dificuldade. Não deixe de conhecer, também: o Jardim Botânico, o Parque da Tijuca e o Museu do Amanhã. 

Além disso, a cidade também conta com o projeto Praia Para Todos, que é ativo nas praias de Copacabana e Barra da Tijuca, tornando possível o acesso à praia e ao mar para pessoas com deficiência. 

“Vamos a la playa?”

5. Foz do Iguaçu

Essa cidade tão famosa surpreende por oferecer acessibilidade em um local tão selvagem e natural: as Cataratas do Iguaçu

A cidade vem se tornando cada vez mais acessível, buscando oferecer mais conforto e inclusão para seus visitantes, especialmente por ser um local muito procurado para o turismo. 

Em Foz, já é fácil encontrar vagas demarcadas, rampas de acesso, elevadores e adaptações no sistema de transporte, assim como piso tátil nas vias e avenidas principais. 

Caso tenha dias extras para passar na cidade, não deixe de conhecer o Parque das Aves, o Marco da Tríplice Fronteira, o Museu de Cera e, se estiver mais animado, um bate e volta na Argentina e no Paraguai. 

Já pensou? Tomar café no Brasil, almoçar no Paraguai e jantar na Argentina? É possível! 

Agora, finalizamos nossa lista de 5 cidades do Brasil com acessibilidade para visitar e eu tenho certeza que sua listinha já está cheia de lugares para conhecer. 

Por isso, conte com a Voalá para fornecer o melhor em produtos de viagem, como: pacotes, passagens aéreas, hospedagens, aluguel de carro e seguro viagem, item indispensável para garantir a sua tranquilidade. 

Caso você queira receber mais dicas e conteúdos exclusivos de viagens, cadastre-se em nossa Embarque Voalá. 

Bon Voyage! 

*É Importante verificar regras de entrada de brasileiros e normas de segurança dos destinos devido à Covid-19. 

Comments are closed.