O inverno no cerrado é marcado por temperaturas baixas e um clima extremamente seco. A baixa umidade pode, inclusive, gerar desconfortos e aumentar a probabilidade de problemas respiratórios durante uma viagem à região. 

Como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, o cerrado é riquíssimo em chapadas, chapadões, cachoeiras, rios cristalinos, árvores baixas e tortas, além de pequenas e lindas cidades. 

Além disso, um céu como nenhum outro. Céu colorido é um aviso de que o clima ficará mais seco ainda e propenso às queimadas. Além disso, possui o clima chamado de Tropical Sazonal, com um verão chuvoso e inverno seco. 

Enquanto no verão, as máximas temperaturas podem ficar acima de 40ºC, durante o inverno, podem ficar abaixo de 12ºC. Mas, além do frio, a baixa umidade pode ser maléfica, piorando condições como alergias, sinusites, dentre outros. 

Mas não deixe que isso te desanime, seguindo alguns cuidados é possível realizar uma viagem tranquila e confortável. Sendo assim, separamos para você uma lista de tudo o que você precisa fazer para conhecer o cerrado brasileiro sem sofrer com o clima seco e rarefeito. 

Confira! 

1. Esteja atento ao consumo de água

Se manter hidratado é importante em todas as épocas do ano, porém, durante o inverno do cerrado, essa necessidade é ainda mais urgente. 

A falta de hidratação impacta o corpo de maneira geral, além de fazer com que algumas reações físicas e fisiológicas não ocorram da maneira correta. 

Além da sede, a desidratação pode causar fortes dores de cabeça, fraqueza, fadiga, tontura e sensação de constante sonolência. Em casos mais graves, taquicardia, desmaios, formação de pedras nos rins até a insuficiência renal crônica. 

Sendo assim, é importante ingerir a quantidade mínima de água por dia (0,35ml multiplicado pelo seu peso corporal), além de aumentar o consumo de frutas, como melancia, laranja e aumentar a ingestão de líquidos, como chás e sucos naturais. 

Algumas pessoas possuem dificuldade em se hidratar durante o inverno, pois devido às baixas temperaturas, a sensação de sede diminui. Mas, é importante ter sempre por perto uma garrafinha cheia de água para você poder garantir o consumo adequado. 

2. Hidratação da pele

A pele costuma sofrer muito durante os períodos de seca, tornando-se sensível, áspera e mais suscetível à machucados e alergias. 

Por isso, uma ótima ideia é ter sempre por perto bons hidratantes corporais e faciais, além de usar e abusar do protetor solar. 

Sempre que possível, lembre-se de passar um pouco de hidratante no nariz, que geralmente costuma sangrar durante essa época do ano, especialmente nos locais de altitude mais elevada. 

É importante lembrar de reaplicar os hidratantes ao longo do dia e evitar tomar banhos muito quentes e demorados, pois isso contribui para a desidratação da pele, além de deixá-la com hipersensibilidade. 

3. Evite esportes de alta intensidade ao ar livre

Durante o período de seca, aposte em esportes “indoor”, ou seja, aqueles que não são praticados ao ar livre. 

Ainda que as temperaturas sejam mais baixas, os dias costumam ser bastante ensolarados e esse mix de extremos (sol, frio e baixa umidade) pode fazer com que o corpo sinta um desconforto. 

Em algumas escolas, inclusive, não é permitido realizar aulas de educação física quando há o alerta de baixa umidade. 

Dessa forma, o melhor é investir em exercícios como natação, musculação e demais modalidades praticadas em ambientes fechados, com temperatura controlada e fácil acesso à água. 

4. Procure manter um bom estilo de vida

Estar com a saúde em dia é muito importante em todos os momentos da vida, mas durante uma viagem como essa, onde o clima pode ser um pouco extremo, ter uma boa saúde pode colaborar muito para o seu bem-estar e na prevenção de doenças respiratórias.

Procure manter uma dieta balanceada, suplementação adequada, uma boa higiene do sono, assim como gerenciamento de estresse. 

Sem dúvidas, esse é o cuidado mais importante e que mais vai ajudar o seu corpo a se adaptar a novos tipos de climas e situações diferenciadas. 

Para finalizar, uma boa ideia é ir ao médico regularmente para consultas e exames de rotina, assim como deve praticar atividade física continuamente. 

Seguindo todos esses cuidados, você pode viajar para o cerrado sem se preocupar com as temperaturas ou com a umidade do ar. 

Hoje em dia, os smartphones mais modernos emitem alertas de condições climáticas extremas, esteja sempre de olho e procure se organizar durante a viagem para você poder manter a hidratação e a boa alimentação em dia. 

Fazendo isso, temos certeza de que a sua experiência viajando para o cerrado durante a época de seca será um sucesso. 

Se você gostou deste conteúdo, continue nos acompanhando aqui no Blog da Voalá e em nossas redes sociais.

Comments are closed.