“Ô abre alas, que eu quero passar”. 

Essa marchinha é uma marca garantida de que o carnaval já está batendo na porta, não é? Agora, imagina unir essa alegria em um só lugar, onde você faz uma viagem visual e sensorial na história da maior festa popular brasileira!

Isso mesmo! Sinta o agito de Salvador, nos blocos de rua, ao som dos trios elétricos, sem deixar de lado o encanto da magia da Casa do Carnaval, localizada no coração acelerado da capital baiana. 

Quer saber mais? 

Prepare os confetes e a serpentina e embarque com a gente!

Origem do Carnaval

Uma das festas populares mais conhecidas no mundo ocidental, o Carnaval começou por volta do século XVII e chegou por aqui no período colonial, com o Entrudo, festa na qual os portugueses sujavam e molhavam as pessoas com água, farinha, terra, vinhos, entre outros itens em estado de apodrecimento.

A brincadeira foi dando espaço ao Carnaval, que começou a se fortalecer a partir de 1870, nos bailes e desfiles glamourosos, inspirados nas tradições europeias e voltadas para a classe alta da população.

Os menos favorecidos se divertiam nas vias públicas, por meio dos blocos organizados e, assim, foram surgindo os grupos de maracatus, frevos, samba, axé, entre outros. Logo, o Carnaval ganhou as ruas, se popularizando nas grandes cidades brasileiras.

Curiosidades e experiências do museu

Agora que já sabemos como tudo começou, voltamos para o museu da folia! A Casa do Carnaval está localizada no belíssimo Centro Histórico, ao lado da Catedral Basílica de São Salvador.

O espaço é uma verdadeira viagem no tempo, por meio da tecnologia e da interatividade que faz o folião ter uma imersão virtual na trajetória de uma das festas mais aguardadas do calendário brasileiro.

Na Casa do carnaval, os visitantes podem ver maquetes, roupas e instrumentos da festa, emprestados por artistas e também fotos e documentos históricos, além de dois cinemas para aprenderem os ritmos mais badalados e tradicionais da folia momesca.

A viagem fica ainda melhor com as projeções em vídeo que fazem parte do acervo. Nesta experiência, você utiliza fones de ouvido que te dão a sensação de ter ido para outra época, fazendo você se sentir parte da festa.

O museu da folia conta, ainda, com um subsolo de conteúdos digitais e um terraço com vista para a Baía de Todos os Santos, onde é possível acompanhar alguns shows acústicos. 

E aí? Me diz se não é imperdível!

Bloquinhos e outras dicas para curtir o feriado em Salvador

Que o carnaval de Salvador não decepciona, a gente já sabe. Além de toda a programação, não podemos deixar de lado o agito dos trios elétricos que embalam os corredores da folia, os camarotes, e animam os blocos de ruas nos famosos circuitos de Campo Grande e Barra-Ondina.

Para quem busca ser arrastado pela alegria em um dos carnavais mais desejados do Brasil, a dica é curtir os Blocos: Olodum; Eva; Afoxé, filhos de Gandhi; Camaleão; Timbalada; Nana; Coruja, entre uma infinidade de opções.

Para dar a volta no trio, os ritmos serão comandados pelos cantores da Banda Eva, o eterno chicleteiro Bell Marques, Léo Santana, a rainha do axé, Ivete Sangalo, Claudia Leitte e muito mais!

Agora é com você! 

Crie memórias inesquecíveis e tenha as melhores experiências no carnaval da Bahia

VIAJE COM A VOALÁ

 

Comments are closed.