O Halloween, ou, Dia das Bruxas, é um feriado muito famoso nos Estados Unidos da América e mobiliza muitas pessoas a se vestirem a caráter e saírem para as festas ou para as ruas a fim de coletar alguns doces – sim, igual aos filmes. 

Porém, aqui no Brasil a data também se popularizou e diversas cidades possuem programações especiais para a data, com direito a fantasias e decorações de abóbora. 

A origem do Halloween, na verdade, é irlandesa e seu contexto cultural foi trazido por eles durante o século XIX, quando alguns imigrantes se mudaram da Irlanda para os Estados Unidos. 

A festa é como uma releitura do “Samhain”, que acontece durante a chegada do inverno. Nessa época, de acordo com as lendas celtas, o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos está mais fino, causando uma aproximação. 

Onde curtir o Halloween no Brasil

Como dito anteriormente, existem diversos locais no Brasil onde a data é celebrada. Inclusive, alguns deles já são conhecidos por misticismo e por serem considerados como “portais energéticos”. 

Portanto, prepare sua fantasia, corte as suas abóboras, separe as maquiagens e conheça os destinos dessa lista que separamos para você curtir o clima de Dia das Bruxas de modo feliz e assustador. 

Aproveite a leitura!

1. São Thomé das Letras

Essa cidade localizada no interior de Minas Gerais é muito conhecida por seu clima romântico e suas cachoeiras. 

Além disso, a cidade também tem muitas montanhas, trilhas e atrações históricas, sendo a opção ideal para passar o final de semana do Halloween. 

Para o dia das Bruxas, um passeio interessante é subir na Casa da Pirâmide, no topo de uma montanha dentro do Parque Municipal Antônio Rosa. Lá também estão localizados a Pedra da Bruxa e o Cruzeiro, o ponto mais alto do passeio. 

Acredita-se que Thomé das Letras é um dos portais energéticos terrestres e que os visitantes que passam por lá podem renovar as suas energias e forças. 

A cidade fica a aproximadamente 300km de Belo Horizonte e pode ser um bom destino para uma road trip repleta de ecoturismo, além de ser uma forma diferente de curtir o clima de Dia das Bruxas.

2. Florianópolis

A capital catarinense também possui diversos mistérios e atrações para o Dia das Bruxas, além de ser mais cosmopolita e oferecer festas temáticas na data. Lembrando que é necessário verificar as atrações e as novas regras devido à pandemia da Covid,19

A lenda que circula na cidade é que a Ponte Hercílio Luz, um dos mais famosos cartões postais de Floripa, foi construída, juntamente com o belo Parque da Luz, em um local que até o ano de 1920 foi um cemitério. 

Atualmente, nesse parque, muitos moradores e turistas realizam passeios diários, praticam esportes, fazem piqueniques e reúnem amigos. Mas, nas vésperas do Dia das Bruxas, começam a se espalhar os rumores sobre a história da construção do local e sobre alguns acidentes que acontecem na Avenida Beira-Mar de tempos em tempos. 

Os moradores mais antigos acreditam que os acidentes são, na verdade, os mortos enterrados no antigo cemitério se vingando pela destruição e construção da ponte e do parque. 

Tenebroso, não é mesmo?

3. Dia das Bruxas na Ilha Pintada em Porto Alegre

Na capital Gaúcha existe uma lenda de que na madrugada do dia 30 para 31, a Ilha Pintada começa a ser um local de sustos e assombrações. 

A Ilha localizada no Bairro Arquipélago, próxima ao centro da cidade, possui moradores que acreditam que, naquele lugar, circulam bruxas que assombram visitantes e moradores durante o Halloween. 

A lenda possui um cunho cultural tão grande que, para proteger a área, algumas mulheres se tornaram benzedeiras e passaram esse costume entre gerações. 

Mas, por fim, acredita-se que as bruxas possuem similaridades com as benzedeiras, visto que ambas utilizam ervas e produtos naturais para suas curas e possuem respeito pela natureza. 

4. Curtindo o Dia das Bruxas em Belo Horizonte

Existem pessoas que dizem que o Dia das Bruxas não significa nada diante das lendas de assombração que existem em BH. 

Entre 1950 e 1960, ouvia-se a história de que havia uma mulher loira que vagava pela cidade e se sentava em botecos. Ao final da madrugada, pegava uma carona e descia no cemitério localizado na rua do Bonfim, sumindo dentre os túmulos

Para completar, uma segunda lenda urbana fala sobre a construção de um orfanato em cima do primeiro cemitério da cidade, no século XIX. A construção causou uma revolta daqueles que estavam enterrados ali e para se vingar, eles assombram todos aqueles que circulam pela região da Avenida Amazonas com as ruas São Paulo e Tamoios. 

Ficou com medo de curtir o clima de Dia das Bruxas lá? 

Não esqueça que, apesar disso, lá é a casa do pão de queijo com café quentinho, risos. 

5. Viajando sem sair de casa

Se você acabar preferindo fugir dos destinos e quiser curtir o Halloween em grande estilo na segurança de sua casa – longe das assombrações -, separamos também uma lista de filmes e séries para você maratonar. 

Prepare o estoque de pipoca, chocolates e suas bebidas favoritas: 

  • “American Horror Story”; 
  • “Buffy: a caça vampiros”; 
  • “Liga da Justiça de Zack Snyder”; 
  • “Os fantasmas se divertem”, de Tim Burton; 
  • “Coraline”, caso tenha crianças em casa; 
  • “A Casa Monstro”; 
  • “Hereditário”;
  • “A saga Harry Potter”, afinal, é Dia das Bruxas; e
  • “Sabrina”. 

Planejando sua viagem

Seja qual for o destino escolhido para sua viagem, lembre-se de se programar com antecedência e de estar atento às novas regras de turismo e funcionamento de atrações devido à pandemia da Covid-19. 

Conte com a Voalá para fornecer tudo o que você precisa para sua viagem, com rapidez e segurança. Em nosso site, você encontra pacotes, passagens aéreas, hospedagem, aluguel de carro e seguro viagem – para você não se preocupar tanto assim com o Halloween. 

Brincadeirinha, risos. 

Se você quiser ficar por dentro de mais roteiros, dicas de viagem e nossas melhores promoções, cadastre-se em nossa Embarque Voalá e faça parte do nosso time exclusivo de viajantes. 

Boa viagem e Happy and Scary Halloween! 🧛‍♂️

Comments are closed.