Você tem prática em planejar viagens? Tem muita gente que sente dificuldades, principalmente quando vai se programar para lugares que nunca foi.

Aliás, essa deve ser a primeira pergunta que deve vir à sua cabeça se você gosta de viajar para descobrir as maravilhas desse mundão. Tudo fica mais leve durante os passeios quando você tem um passo a passo, um checklist e roteiros organizados, né?

Você encontra preços em conta e atrações que você nem sabia que existia no local, tudo fazendo as coisas com tempo e calma. Por isso, a ideia que eu te dou é: planeje com o mínimo de antecedência.

Minha ideia neste artigo é facilitar todo esse processo. Então, segue comigo para você descobrir e aprender como planejar viagens numa boa 😉

Decidir datas e local

decida locais e datas de viagem com antecedência

O primeiro passo para organizar a sua viagem é decidir quando e onde você vai. Algumas variáveis que interferem nisso são:

  • Data das férias.
  • Férias Escolares.
  • Período do ano no destino (qual a estação, se é temporada etc.).
  • Datas comemorativas e feriados.
  • Promoções e pacotes.

Se você for viajar junto com a família, poderão surgir outras variáveis, então aproveite para decidir em conjunto com os demais viajantes. Pode parecer besteira, mas eu mesmo já viajei para praia e acabei tendo longos dias de chuva, por não ter checado a previsão do tempo.

Ah! E não podemos esquecer que sempre vale a pena economizar. A gente guarda em uma viagem para gastar na outra.

Por isso, fique sempre ligado nas promoções do site e as que enviamos pela nossa assinatura, a Embarque Voalá. Inclusive neste momento, você pode conseguir preços bem atrativos e reagendar com a flexibilidade das companhias aéreas, sem ônus nenhum. 

A gente ainda tem um cantinho no site dedicado só para os pacotes e promoções.

Você pode embarcar para destinos como Pipa, Ilhéus, Bonito/MS, João Pessoa, Aracaju, Florianópolis por preços que cabem no seu bolso.

Comprar passagem e hospedagem

comprar passagens e reservar hospedagem

Lembra o que falei de antecedência? Vai fazer toda a diferença quando você for comprar seus bilhetes de avião e reservar sua hospedagem.

As passagens nacionais vão estar mais baratas se você comprar até 60 dias antes. No caso de voos para o exterior, o ideal é de 3 a 4 meses.

Também é super recomendado fazer sua reserva de hospedagem junto com a de avião. Vai por mim, você não vai querer ficar em qualquer hotel só porque não há vagas no que você queria. E como você sabe, sempre tem um truque de mágica para tornar a sua viagem mais tranquila.

Neste caso, ao invés de tirar um coelho da cartola, você vai precisar tirar o smartphone do bolso. A palavra mágica é “Voalá”! Com ela você faz o download do nosso app. Ele está disponível para Android e iOS.

Dá para você ver cotações de voos, encontrar hotéis e até carros para alugar no seu destino. Baixe e compartilhe com a gente sua experiência em nosso oráculo das viagens.

Como planejar viagens: decida seus roteiros

Claro que é legal viajar sem roteiro e descobrir as coisas no meio da viagem. Mas, se você vai viajar com a família, já sabe que ter um roteiro, mesmo que básico, é essencial.

Em nossos artigos sempre colocamos opções para todos os públicos e viajantes, desde crianças, idosos, casais apaixonados e os solitários também têm vez 😉 

Como neste post, onde indicamos a rota das delícias para as cidades do chocolate no Brasil. Então, já cola na gente e faça um roteiro de acordo com o seu perfil de viajante ou da sua turma.

Ah, uma coisa que eu adoro fazer é colocar as principais atrações que eu quero ver no Google Maps e seguir a rota na sequência que elas aparecem no mapa.

Inclusive, também gosto de colocar o endereço da hospedagem e ver quais atrações aparecem em volta, assim o Maps já dá uma ajuda. Tem outra forma de você saber as melhores atrações para a sua viagem. Sabe qual?

Fazendo parte da Embarque Voalá. É a nossa newsletter que vai te manter por dentro de todos os assuntos e novidades sobre roteiros, eventos, pontos turísticos e dicas espertas que vão facilitar suas viagens.

Meios de Transporte

Ao planejar uma viagem, você se preocupa em como vai se locomover quando estiver na cidade? Se o transporte público é de qualidade, se facilitar ou atrapalha a vida? Ou se vale a pena alugar carro?

Primeiramente, se for usar transporte público é interessante utilizar o aplicativo Moovit. Ele vai te mostrar o horário do transporte e o tempo de espera de qualquer cidade.

No caso de carro alugado, facilite sua vida usando Waze. Você vai encontrar as melhores rotas e fugir dos pedágios. Inclusive, vale fazer pesquisa de valores para aluguel de carro no site da Voalá, hein.

Seguro Viagem

O seguro viagem é outra coisa essencial. Principalmente se você vai para o exterior. Essa é parte que você não precisa economizar, com a saúde e eventuais problemas fora do seu “habitat”. Além disso, para alguns países o seguro viagem é obrigatório, viu?!

Portanto, atente-se à cobertura que você precisa. Na Europa, por exemplo, a maioria dos países é 30 mil euros.

Dinheiro e Documentos

organize os documentos para viajar

Os viajantes mais veteranos sabem que o checklist é essencial. Tem gente que faz lista até para as roupas que leva na bagagem. Então, já aproveita e faça uma lista dos documentos que você vai precisar, são eles:

  • Passagem aérea.
  • RG ou Passaporte.
  • Comprovante dos pagamentos e reservas.
  • Contrato do Seguro Viagem/Saúde.

Por fim, não se esqueça de trocar dinheiro com antecedência se for para outro país. Há boas alternativas como cartão pré-pago e transferência online, como o TransferWise.

Saber arrumar as malas é requisito para quem ama planejar viagens

como arrumar as malas

O último passo de como planejar viagens cada vez melhores é um desafio para muitos, mas, nada de enfiar coisas em excesso na sua mala, né?

É importante separar suas roupas de acordo com o clima e regras de embarque. Vale a pena levar alguns remédios para emergência e, claro, de uso controlado, caso seja necessário durante o trajeto.

As duas melhores dicas que posso te dar são:

  • Tire uma foto da sua mala pronta e aberta, para usar como prova caso de ela extraviar;
  • Deixe um espaço para colocar as lembrancinhas e presentes que você vai trazer na volta;

Graças a todas as medidas de proteção, já estamos sonhando com dias melhores e você? Lugares como Portugal estão suavizando suas quarentenas, mas com todo o zelo necessário.

E aí, que tal sonhar um pouco também? Veja preços para viagens a partir outubro, são passagens e hospedagens que cabem no seu bolso e nos planos 😉

 Você sabe onde, não é? Aqui na Voalá.

Comments are closed.