Chega de sinal de GPS perdido, conexão fraca e fora da área de cobertura, acessar internet em viagens é essencial. Neste artigo, vou te passar 7 dicas para você não ficar sem conexão quando for viajar para qualquer lugar.

Já abre o bloco de notas do celular ou o tradicional caderninho para anotar elas. Ah! Aproveita e segue a Voalá no Facebook e no Instagram, você não vai se arrepender 😉

Por que adquirir um chip para acessar internet em viagens (principalmente as internacionais)?

No geral, a gente acredita que vai acessar a rede só para atualizar o Instagram, o Facebook ou até mesmo encontrar uma paquera no Tinder. Mas, esse não é o único motivo para você estar conectado, né?

Vamos ver outras razões para ter internet para viagem:

  • Acessar reservas de hotéis.
  • Conversar com a família.
  • Manter contato com outros viajantes, no caso de viagem com filhos, amigos e namorado.
  • Subir suas fotos e vídeos para a nuvem e evitar encher a memória do aparelho.
  • Usar mapas online como Google Maps, Waze e Moovit.
  • Pedir ajuda, como chamar a polícia, ambulâncias etc.
  • Baixar audioguias de museus, galerias e outros locais.

Esse último motivo serve, inclusive, para se deslocar nos 8 museus a céu aberto que eu falei neste artigo aqui. Você já conhece algum deles?

7 dicas para você não ficar sem conexão

Dicas para você não ficar sem conexão com a internet ao viajar

Não tem como a gente ficar longe da internet enquanto viaja. Sabendo disso, eu separei 7 dias para te manter conectado durante todos trajetos e passeios.

Veja se o roaming combina com você

A primeira dica é a mais simples e menos complicada: usar o roaming internacional. Sem confusões, com alguns passos você libera sua internet:

  • Ligue na operadora e peça para a habilitar seu chip para uso no exterior.
  • Ative o roaming no seu aparelho.
  • Já é possível utilizar.

Por outro lado, a maior reclamação de quem fez uso do roaming são os custos. Eles são altos e cobrados diariamente, cerca de R$ 30,00 o dia. O site do G1 fez um esquema completo para você entender os detalhes, acesse ele aqui.

Comprar um chip local

Compre um chip local

Comprar um chip local pode ser outra saída. Chegando ao destino é mais fácil pesquisar o preço e saber qual operadora funciona melhor. 

É o caso da Orange e da Vodafone que são fortemente indicadas para quem vai à Europa.

Neste caso, a desvantagem é o tempo que se perde para fazer cadastro e ter que trocar de chip cada vez que muda de país. Se não de cidade!

Usar um chip internacional durante a viagem

A nova moda agora é adquirir os chips que funcionam em mais de um país e podem ser comprados ainda no Brasil.

É, realmente, um grande benefício, já que você pode cadastrá-lo com antecedência e, muitas vezes, ter suporte em língua portuguesa.

Vamos conhecer algumas operadoras?

  • ChatSim: tem um serviço de chip para aplicativos de mensagens (WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger). O plano é de R$ 95 reais para um ano. Mas você só pode mandar textos e emojis, caso queira habilitar vídeos e fotos é preciso recarregá-lo.
  • EasySim4U: a empresa é focada principalmente nos Estados Unidos, mas tem serviços para outros países. O pacote padrão é de U$ 36 com direito a internet, SMS e ligações.
  • America Chip: é outra companhia bem recomendada. Ela entrega os chips no Brasil inteiro. Seus planos servem para os Estados Unidos – U$ 32, Europa – U$ 52, América Latina – U$ 49 e para vários outros países diferentes – U$ 55.
  • Viaje Conectado: tem planos mais abrangentes, com até 12 GB. Os valores variam de acordo com o destino e o período. 30 dias de internet para viagem na Europa podem custar U$ 69,99, por exemplo.

Se hospedar em um local com internet para viajantes

Para economizar seus preciosos dados móveis, você pode optar por se instalar em um hotel ou hostel com internet. Nesse tipo de situação, esclareça todas as dúvidas com a gerência antes e confirme se:

  • A velocidade da internet vai te atender.
  • Não há um racionamento.
  • É gratuita.
  • Está disponível em toda a extensão da hospedagem.
  • É Wi-Fi.

Uma vez passei um pequeno perrengue ao viajar para a Praia de Castelhanos, em Ilha Bela. Lá realmente havia internet, mas o host ligava apenas uma hora por dia.

Isso me deu uma dor de cabeça, já que eu trabalho pela internet e preciso estar conectado durante as viagens.

Por falar em estar conectado, você já leu nosso artigo de aplicativos para facilitar a sua viagem? Dá uma checada, tenho certeza que vai gostar.

Aproveite o wi-fi público

Aproveite o wi-fi público

Muitas cidades no exterior já têm essa facilidade, ela está começando a ser usada aqui no Brasil. Geralmente, é possível acessar a internet em praças, pontos de ônibus, metrô e até aeroporto, sem pagar nada por isso.

Eu me surpreendi bastante quando estava viajando para Curitiba e o transporte tinha internet para viagem de qualidade e tomadas. Enquanto trabalhava no ônibus, eu me senti o próprio nômade digital!

Restaurantes, bares e lanchonetes com internet de graça

Pensando ainda nos wi-fis da vida, tem uma estratégia muito boa: escolher estabelecimentos que tem rede (de preferência gratuita). Além de consultar o próximo ponto turístico, você já pode postar fotos dos pratos nas redes sociais.

Dois queridinhos entre os viajantes é a Starbucks e o McDonald’s. Isso porque a internet deles costuma ter bastante qualidade. Você usou alguma vez?

Apesar disso, vai depender da cidade, se você precisa ou não consumir no local. Eu adoro o ambiente da Starbucks para relaxar um pouquinho no meio da viagem.

Usar serviços offline

Como pode acontecer da internet te deixar na mão, minha última dica é como você pode fazer para contornar este problema:

  • Baixar mapas offline: o Google Maps permite que você escolhe uma área e salve o trajeto, assim, mesmo desconectado dá para fazer seus trechos.
  • Salvar suas playlists: é perfeito para viajantes que gosta de ter uma trilha sonora enquanto está na estrada.
  • Ter os PDFs de todos os documentos no seu celular: cartão de embarque, comprovante de reserva, tickets de atrações, tudo isso pode ser salvo no smartphone. De preferência crie uma pastinha específica.
  • Tenha o roteiro em um caderninho a parte: pode parecer muito “old school”, mas ajuda bastante na hora que a bateria descarrega ou não há rede por perto. Sem falar que facilita na hora de passar na imigração, pois você prova que está com tudo organizado.
  • Anotar contatos importantes: tenha em mãos os números de seus familiares, do hotel, companhia aérea etc.

Agora que você já descobriu como sempre acessar internet em viagens, que tal entrar em uma lista VIP de viajantes e receber dicas e roteiros mensais? 

É muito simples, basta assinar a Embarque Voalá para nunca mais perder nenhuma promoção ou dica de viagem.

Comments are closed.