Os apps de fotografia facilitam boa parte do trabalho de quem quer guardar memórias de qualidade. Sem falar que eles ajudam a revisitar os destinos e editar as fotos com apenas alguns cliques.

Imagina só, você está andando pela Rússia e do nada acontece a Aurora Boreal, iria ser um grande desperdício não conseguir captar o momento, não é verdade? Por isso que todo viajante tem que estar bem munido de dispositivos e apps para fotos.

Pois bem, preste atenção neste artigo, aqui separei as melhores dicas e opções de apps de fotografia para usar em viagens. A desculpa de que a foto ficou tremida ou foi tirada às pressas nunca mais vai colar.

Apps de fotografia: dicas para ter melhores resultados

Não é preciso ser um prodígio da fotografia como Henri Cartier-Bresson, para sair por aí registrando arquiteturas e cenários novos. Entretanto, é bom seguir alguns direcionamentos básicos:

  • Pratique bastante antes da sua viagem: Tire foto das pessoas da sua casa, dos vasos, dos pets e até suas. Assim, você evita ter que descobrir tudo na estrada e tirar fotos tremidas, cortando membros, etc.
  • Veja algumas fotos profissionais: pesquise no Google Imagens, em sites de fotografias, páginas e perfis. É bom você tentar entender mais sobre técnica e poder incorporar diferentes estilos à sua maneira de fotografar.
  • Criar um atalho para câmera: existem cenários para fotos que aparecem em cima da hora, uma pessoa, um animal ou até um fenômeno natural. Se tiver um atalho da câmera, um clique já resolve tudo.
  • Troque “tirada” de fotos: se estiver viajando sozinho peça para alguém tirar fotos para você e faça o mesmo pelo outro em troca.

Dicas para evitar perrengues

Sempre alerta! Aqui, separei dicas para você não passar aquela vergonha básica ou um sufoco daqueles:

  • Fotos sem flash: em museus é comum que não seja permitido fotografar com flash ligado.
  • Países em que não se pode fotografar: certos países não aceitam que sejam fotografados policiais ou prédios públicos. Informe-se antes de sair registrando tudo.
  • Vai ter que pagar pela foto: pergunte sempre se pode tirar foto com os nativos e esclareça se ele vai cobrar pela foto ou não.

9 aplicativos de fotos para usar nas viagens e arrasar

Bom, depois de saber os melhores truques para mandar bem, está na hora de conhecer os apps de fotografia que vão te acompanhar nas viagens.

Google Photos

Primeiramente, precisamos falar de armazenamento, pois ninguém merece ficar vendo aquela mensagem de “memória insuficiente”. O Google Photos resolve justamente esse problema.

Isso porque as fotografias salvas ficam direto na nuvem, sem falar que ele guarda informações de localização e faz um mapa das cidades em que foram tiradas. Facilita demais na busca e deixa mais organizado.

Além disso, o app permite que você crie pastas compartilhadas com seus amigos, assim ninguém precisa passar estresse pelas fotos que nunca são enviadas.

Instagram: a rede social com um milhão de funções diferentes

O Instagram já é bastante conhecido, e não é pra menos. A rede social dedicada a fotos tem filtros, configurações e retoque para dar um charme a foto. Você pode deixá-la mais vintage ou dar realce nas sombras.

Igualmente, o Insta pode ser usado para organizar suas memórias, aproveite a função de destaques para isso. Você organiza de acordo com as cidades, pelo ano e até pelo tipo de lembrança que te traz.

Ah! Por falar nisso, ele também permite que você adicione canções na hora que vai publicar o story. Legal né? Eu já falei no nosso artigo de playlist o tanto que as músicas são essenciais para uma boa viagem.

Baixe na Play Store ou na Apple Store.

Long Expo

Já o Longo Expo é aquele aplicativo que vai deixar as imagens com cara de profissional, sem que você precise de expertise. O “pulo do gato” do aplicativo é permitir que você faça longas exposições.

Esse tipo de estratégia facilita para criar imagens em que são vistos rastros de luz e também muda a textura de cachoeiras e rios para algo mais brilhante.

360º Panorama

E que tal fazer usa apps de fotografias que permitem registrar todo seu entorno? Essa é a proposta do 360º Panorama. Assim, você vai sentir muito mais vivacidade ao voltar para sua galeria de fotos.

Huji Cam

Se você é o tipo de viajante que gosta de dar um toque artístico às fotos, o Huji Cam precisa estar em seu smartphone. Ele envelhece as imagens e compõe elas com elementos vintage.

Dark Photo: Photo Editor & Photo Effects

Use filtros, mude a temperatura das imagens, adicione stickers, corrija erros e retoque. Com o Dark Photo, dá para fazer bastante coisas só com alguns cliques.

Photoshop Express

O Photoshop Express não podia faltar na nossa lista de 9 apps de fotografias para usar em viagens. Ele é uma versão compacta e mobile do programa que é usado pelos designers.

O melhor de tudo é que você não precisa ter conhecimentos profundo no programa. Sim! Ele mesmo possui algumas funções automáticas, além disso, dá para desfocar o fundo, remover “ruídos”, criar adesivos, fazer colagens e a qualidade se mantém alta.

Camera+

No Camera+, além de customizar suas fotos, você pode criar pequenos murais de fotos compiladas e adicionar legendas. Sem falar que você usa e abusa das molduras.

Snapseed

Da mesma forma, o Snapseed está entre o queridinho dos digitais influencers. Se estiver se perguntando “por quê?”, veja alguns motivos:

  • Mantém alta qualidade na versão final.
  • Tem ferramentas que se assemelham a um software de computador.
  • Capta os detalhes dos objetos e pessoas fotografados.
  • Tem bom regulador de brilho e contraste.

O Marcos Vaz, do canal Vaz Aonde, dá algumas dicas de como aproveitar o app na íntegra, confira:

Apps de fotografia: 4 viajantes fotógrafos para se inspirar

Patrícia Schussel Gomes, conhecida como Patch in Pixels no Instagram, têm fotografias que conseguem passar profundidade e a energia que ela sente no momento. Veja um exemplo:

foto de Patrícia Schussel Gomes

Carlos Cassau é um viajante conhecido pelo slogan “se joga, cara”. Ele aprendeu durante as viagens com encontrar melhores técnicas, ângulos, luminosidade e posicionamento. 

É um ótimo exemplo de que a prática leva a perfeição, olha só uma das imagens dele:

foto de Carlos Cassau

Como vimos, o canal Vaz Aonde é o mágico que revela os segredos, ele também aprendeu no dia a dia como tirar fotos incríveis e compartilha todos os macetes.

fotografia do Canal Vaz Aonde

As fotos de Hanon Souza podem ser resumidas em duas habilidades: timing certo e sensibilidade. Ele passa muita informação com poucos elementos enquadrados, e os resultados sempre têm ares poéticos.

foto de Hanon Souza

Com tantas fotos para se inspirar não tem como logo fazer o download dos 9 apps de fotografias para usar na viagem, não é? Quer descobrir outros truques que usamos para guardar nossas memórias e souvenir preciosos?

Só tem um jeito? Fazendo parte da Embarque Voalá, nosso grupo exclusivo de informações sobre viagens, você recebe desde roteiros a pacotes promocionais que são compartilhados.

É muito simples, basta se cadastrar gratuitamente e você já vai estar fazendo parte da nossa comunidade. Você vai ter sempre ótimos motivos para se planejar e aproveitar ainda mais a estrada e lógico, as suas viagens.

Comments are closed.