O Centro-Oeste é a segunda maior região do país e corresponde a 18,86% do território brasileiro. Sua identidade cultural carrega manifestações reveladas em festas populares, que deixam os estados que a compõem destinos únicos e surpreendentes.

Composta por Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e a capital do Brasil, Distrito Federal (DF), o Centro-Oeste é carregado de histórias e culturas que valem muito a pena serem conhecidos. 

A influência dos povos indígenas, europeus e de outros países de fronteira, transformaram os hábitos locais em culinária, música, dança e diversas representações culturais.

Pensando nisso, listamos as três principais festas populares da região que vão encantar e te ajudar a escolher sua próxima viagem! Embarque com a gente nessa!

Caldas Country Festival 

O primeiro festival sertanejo do país chega a sua 15° edição, com shows dos maiores artistas do Brasil reunidos em um só lugar.

A tradição se mantém com o Caldas Country Festival, consolidando as festividades em um evento plural, com 30 horas de muita música, entretenimento e diversão.

Há cerca de 170km da capital Goiânia, Caldas Novas receberá nos dias 12 e 13 de novembro, atrações consagradas que prometem não deixar ninguém parado!

A programação está imperdível, com Gusttavo LimaJorge e Mateus, Zé Neto & Cristiano, Maiara & Maraisa, Pedro Sampaio, Gustavo Mioto, Mari Fernandez e muito mais.

Você não vai ficar de fora né?! Se joga em Caldas Country Festival, afinal, o Brasil se encontra aqui!

Cavalhada

No Mato Grosso, durante três dias no ano, é realizada a tradicional Cavalhada, uma festa popular que chegou ao Brasil no século 16, por meio dos portugueses e espanhóis.

Os primeiros registros dessa tradição ocorreram na capital Cuiabá, estendida para os municípios de Cáceres e Poconé.

A celebração encena um duelo entre os mouros, com roupas vermelhas, e os cristãos, com vestimentas azuis. Durante a batalha, os cavaleiros fazem reverência às rainhas da festa, deixando o momento ainda mais emocionante, alegre e que encanta o público.

Nos meses de maio e junho, na Festa do Divino, é possível assistir a essa demonstração da força da cultura popular mato-grossense.

No Centro-Oeste, a festa também é bastante conhecida na histórica Pirenópolis, a 120 km da capital goiana, e está inserida no calendário de eventos locais.

Procissão do Fogaréu

Há mais de 260 anos, na cidade de Goiás, à meia-noite da Quarta-Feira das Trevas, todas as luzes se apagam. Com tochas nas mãos, 40 encapuzados representam os soldados romanos, os farricocos, e mantém a tradição da Procissão do Fogaréu.

Além disso, pelas ruas e becos, a festa de cunho religioso, acontece na Semana Santa, e encena a perseguição de Jesus Cristo para a crucificação, tudo ao som dos tambores e acompanhados por milhares de fiéis.

Descalços, vestidos de túnicas e capuzes coloridos, os farricocos saem pela cidade fortalecendo uma das festas populares mais conhecidas do Centro-Oeste, numa mistura de fé e cultura.

Quer conhecer outras manifestações dessa região que tem muito a oferecer? Planeje sua viagem agora mesmo com a Voalá! Com a gente você viaja antes mesmo de decolar. Assine a nossa newsletter e receba pacotes exclusivos para o Centro-Oeste.

Comments are closed.