Visitar Brasília é imaginar a ousadia de sua construção em meio ao cerrado. Entre tantos espaços e obras planejadas, o projeto de Lúcio Costa chama a atenção para a quadra modelo da capital federal, a superquadra 308 Sul.

Cheia de charme, fundada em 1962, a quadra foi construída para ser referência para outras superquadras do Plano Piloto. O espaço foi tombado pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, em 2009, e reúne ao ar livre um pouco da trajetória de Brasília.

Você sabia que o termo superquadra é encontrado no dicionário Aurélio como sendo uma palavra originada no Distrito Federal?

Seu conceito traduz uma “área residencial aberta ao público, em contraposição a condomínio fechado, com uma única entrada para veículos, emoldurada por larga faixa verde densamente arborizada, com edificações de gabarito uniforme de seis ou três pavimentos sobre pilotis livres, e equipamentos de uso comum, como playgrounds e escolas”.

Incrível, né? Para saber mais, venha  conhecer o que a quadra modelo tem!

Jardim de todos

Pensando no meio ambiente e no bem-estar dos moradores, a superquadra foi projetada com as fachadas de todos os apartamentos voltadas para as árvores, com a presença dos vidros.  Isso traz a sensação de que todas as salas e quartos possuem um jardim, mas é um jardim de todos. 

Um pátio interno também é área comum das superquadras, oferecendo um sentimento de aconchego, familiaridade e harmonia. A área verde tem belas árvores e o paisagismo marcante de Burle Marx.

No local, também podemos encontrar o espelho d’água, chamado de laguinho, transformando a quadra em um ambiente agradável e bucólico.

Perto do chão

Os edifícios possuem apenas seis andares, reforçando uma grande relação com o chão, pois segundo Lúcio Costa, era possível ouvir os chamados de dentro dos apartamentos, caso o filho estivesse fora.

Isso trouxe uma originalidade, com linguagem brasileira e identidade ao local. Os edifícios das superquadras foram construídos com base na arquitetura moderna, com algumas fachadas revestidas em vidro e detalhes coloridos.

Além disso, as amplas janelas foram apelidadas de “televisão dos candangos”, pois proporcionam mais ventilação e uma vista privilegiada do conjunto de prédios. 

Arquitetura ousada

A Igreja Nossa Senhora de Fátima, chamada de Igrejinha, foi projetada por Oscar Niemeyer como a primeira construção de alvenaria da capital, em 1958. 

O formato faz referência a um chapéu de freira ou uma pomba invertida, que simboliza o Espírito Santo. A obra foi construída com paredes externas revestidas com os famosos azulejos de Athos Bulcão. Tudo isso para deixar o ambiente ainda mais acolhedor.

A Escola Classe 308 e o Cine Brasília também são projetos de Niemeyer e fortalecem a história viva de Brasília. E o Espaço Cultural Renato Russo é um cantinho à parte, com um amplo complexo de galerias, salas e teatros para diversas manifestações culturais.

Agora que você já conhece um pouco o que essa superquadra tem, não deixe de visitar a quadra modelo 308, em Brasília. Conte com a Voalá e se surpreenda!

Comments are closed.