Pensar em um lugar que reúne opções de lazer ao ar livre, cultura, história, agitação e calmaria é lembrar da charmosa cidade goiana de Pirenópolis.

No cerrado brasileiro, a 775 metros de altitude, o município é um refúgio para quem busca aventura, descanso, gastronomia ou contato com a natureza.

Piri, como é carinhosamente chamada, tem um povo hospitaleiro que deixa a viagem ainda mais inesquecível. Quer saber tudo sobre esse lugar incrível? 

Preparamos um guia de três dias para você conhecer e planejar cada passo do seu próximo destino.

Embarque com a gente!

1º dia: Centro Histórico

A preservação com as construções antigas, casarões, museus e igrejas, deixam a cidade com ar de viagem no tempo, acompanhando a modernidade dos dias atuais.

Piri tem o maior e mais antigo monumento histórico do Goiás, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, inaugurada em 1732, e que é, até hoje um dos principais cartões-postais da cidade.

A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo também merecem sua visita, pois são belíssimas construções históricas, datadas do século 17.

Além desses lugares sagrados, os “mascarados” são marca registrada e estão espalhados por todo canto. Eles fazem referência às Cavalhadas de Pirenópolis, uma manifestação folclórica, bastante tradicional, durante a Festa do Divino Espírito Santo.

Vale a pena conhecer o Teatro Sebastião Pompeu de Pina e o Cine Teatro Pireneus. À noite, iluminadas por postes de luz amarela, as ruas ficam super badaladas, com diversos bares e restaurantes na Rua do Lazer e arredores.

2º dia: Cachoeiras

Para quem busca aventura, água refrescante e proximidade com a natureza, as cachoeiras são uma excelente pedida para a viagem. São cerca de 80 opções de quedas d’águas em Piri e região.

Uma das mais famosas é a Cachoeira do Abade, que traz toda sua beleza com água clarinha e cristalina, além de uma excelente estrutura, com várias atrações e redes para apreciar o local.

A Cachoeira do Rosário também é uma das atrações naturais. A queda, com cerca de 40 metros de altura, impressiona os visitantes e convida para aproveitar cada cantinho desse lugar tão bem preservado.

Tem ainda a Cachoeira dos Dragões, formada por um complexo de oito cachoeiras que deixam o lugar paradisíaco, em um percurso de 4km. O trajeto leva cerca de 4 horas para ser concluído.

3º dia: Parques e trilhas

O passeio continua pelo Santuário de Vida Silvestre Vagafogo, por meio de uma trilha de 1.500m, arrodeada de árvores centenárias, mata ciliar, pássaros e piscinas naturais.

O Parque Estadual dos Pirineus também é um importante lugar de visitação, além do Pico, que possui uma vista panorâmica de 360º, cercada pelo mar de montanhas.

A Pousada Villa da Pedras proporciona uma experiência sensorial com a natureza, além de ser um dos principais atrativos do ecoturismo, com paisagens deslumbrantes. 

Em Pirenópolis, você vê, sente e vive as histórias desse lugar mágico. Planeje agora mesmo sua próxima parada com a Voalá! Aqui você aproveita a viagem, muito além do destino.

Comments are closed.