O workation é uma modalidade de trabalho que está em crescimento exponencial, resultado da pandemia da Covid-19. Esse “estilo” de colaboração nada mais é do que a junção de trabalho (work) + férias (vacation), seus respectivos nomes em inglês. 

Desde meados de 2016, o workation começou a crescer em países que não desfrutam de leis trabalhistas semelhantes às brasileiras, como os Estados Unidos, onde não existem férias remuneradas. 

Devido ao nível de estresse gerado pelo cotidiano corporativo e pela necessidade de novas experiências, descanso e aventura inerentes aos humanos.

Por isso, os colaboradores começaram a buscar formas de transformar seu modelo de trabalho, unindo o lazer com suas obrigações. 

Um outro ponto importante que fortalece a prática do trabalho e férias é o grande aumento no número de empreendedores autônomos que buscam mais liberdade.

Entretanto, as pessoas estão cansadas do dia a dia dentro de um escritório, sentadas em frente ao computador, realidade que também as deixam mais frustradas e menos produtivas. 

Diante disso, a tendência do workation é a nova realidade das empresas que já vivem o home office e querem proporcionar um estilo de trabalho mais produtivo, relaxante e criativo. 

Modalidades de workation 

Pessoa sentada na varanda de uma pousada em frente a vista de morros e orla da cidade, ao telefone e com notebook aberto

Hoje, já existem 3 modalidades de workation, sendo que duas delas, apesar de existirem e serem praticadas, não possuem nomes que as definam. 

A primeira, é quando o colaborador faz uma viagem em família e concilia o tempo de trabalho com momentos de turismo e diversão com seus familiares.

Geralmente, são para locais específicos, com finalidade de férias, como: resorts, parques temáticos, praias e grandes cidades. 

A workation solo é a modalidade preferida e mais vivida atualmente, especialmente pelos nômades digitais.

Ou seja, os viajantes solitários que fazem mochilões por diversos lugares do mundo. E elas só precisam de um local com acesso a internet para realizarem seu trabalho. 

E a última modalidade é aquela em que a empresa leva todos os seus colaboradores para um tempo de trabalho out of office. Além de aumentar a produtividade, esse estilo de trabalho gera mais engajamento, proximidade e alinhamento do time. 

Por que a tendência do workation é continuar crescendo? 

Mulher sentada na poltrona do avião com utilizando laptop e fones de ouvido

Primeiramente, com o avanço da tecnologia, a presença dentro dos escritórios como sabemos se tornou obsoleta.

Hoje em dia há inúmeras ferramentas que permitem realizar reuniões online, transmissões em tempo real e até mesmo a edição de documentos ou apresentações podem ser feitas por diversas pessoas ao mesmo tempo. 

Sendo assim, como mencionado anteriormente, temos os fatores psicológicos envolvidos. 

Ir ao trabalho está se tornando cada vez mais estressante a começar pelo trânsito, principalmente em grandes cidades. Muitas horas do dia são perdidas apenas no trajeto de casa ao trabalho, que poderiam ser convertidas em um tempo melhor utilizado. 

Por isso, as pessoas estão em busca de liberdade. O que explica o aumento no número de empreendedores e autônomos, que trabalham por conta própria, abrindo mão da segurança da CLT. 

Pensando nisso, as empresas precisam se preparar e abrir caminhos para uma rotina de trabalho flexível, mesmo após a pandemia – que obrigou a maioria dos negócios a funcionarem de modo remoto, algo que deu muito certo. 

WHFHotels

Seguindo a onda do workation, os WHFHotels oferecem o melhor dos dois mundos, o conforto e serviços de um hotel normal e um excelente ambiente de trabalho dentro do quarto, com tudo o que o viajante precisa para realizar suas atividades e depois curtir momentos relaxantes fora de casa.

Esse tipo de acomodação tende a crescer muito e ser o top of mind nas pesquisas de viagens internacionais a partir de 2021, especialmente com o progresso da vacinação e a gradual abertura das fronteiras.

O mundo realmente ficou pequeno, enquanto o acesso só aumenta. 

Benefícios do workation 

Mulher em frente ao mar utilizando o celular e com mochila amarela

Para o colaborador 

A liberdade é o maior benefício para o colaborador. A possibilidade de um trabalho flexível permite que ele consiga realizar todas as suas demandas pessoais e emocionais, além de se tornar mais produtivo e criativo, visto que o nível de estresse vai estar baixo e suas demandas pessoais, como dito anteriormente, estarão resolvidas.

Os outros benefícios estão relacionados à experiência de vida: poder estar em vários locais diferentes, imergindo em novas culturas, fazendo novos contatos e realizando sonhos sem perder o foco no trabalho.

Quem não sonha em conhecer o mundo? E antes, em um passado não tão distante, qual era o maior impedimento para viajar? O trabalho. 

Para a empresa 

Engana-se quem pensa que a empresa perde aderindo ao workation

Com uma boa gestão e organização, a flexibilidade pode trazer inúmeros benefícios ao empregador, inclusive, na economia de recursos. 

Da mesma forma, uma jornada de trabalho reduzida, remota bem planejada, pode fazer com que os grandes escritórios tornem-se menores, diminuindo custos de aluguel, máquinas e postos de trabalho. 

Além disso, o open bar de café também é economizado. Ou acha que esse custo não é alto?

Um colaborador feliz com seu trabalho é mais produtivo, engajado e gera mais dinheiro. Então, não se surpreenda ao perceber o seu rendimento aumentar e o tempo de execução de demandas diminuir. 

Uma das causas da procrastinação é o cansaço e a estafa mental que, em casos graves, geram a síndrome de burnout

Por isso, sente-se com sua equipe de gestores e com o RH, vale a pena discutir um novo modelo de gestão, onde os seus colaboradores vão usufruir de mais liberdade, enquanto podem trabalhar mais ativamente de locais onde estarão se sentindo tranquilos e relaxados, não tensos e pressionados. 

Isso inclui até mesmo os próprios gestores, imagina, você construindo uma apresentação ou realizando uma videoconferência assistindo um belo pôr-do-sol na praia? 

Isso já é uma realidade!

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e aproveite para se cadastrar em nossa comunidade de viajantes: Embarque Voalá. Assim, você fica por dentro de todas as novidades da Voalá, promoções, dicas, roteiros e tendências de viagens para se programar com antecedência para a sua próxima viagem.

Comments are closed.