Ficar em casa também é sinônimo de conhecer o mundo e filmes sobre viagens são excelentes opções para encontrar inspiração e conhecer povos, lugares, culturas, músicas, pratos e por aí vai.

Pelos filmes você pode ir a qualquer lugar do mundo, viver aventuras pelos olhos de outras pessoas, entender como funcionam certas situações e muito mais, antes de ir pessoalmente viver as suas próprias experiências.

Bem, a gente bem sabe que mágica do cinema sempre nos ajuda a manter acesa a motivação quando se trata de viagem. Então, vamos desbravar o mundo em busca de reinvenção e novidades através da sétima arte?

Não teria motivo maior para a gente aqui da Voalá criar um conteúdo tão completo, se não, fazer você passar por este momento com tranquilidade, sabedoria e claro, assistindo a excelentes filmes.

Então, aproveite estes 10 filmes sobre viagem, inspire-se e viaje sem sair de casa.

1) Comer, Rezar, Amar (Eat Pray Love)

Em primeiro lugar, deixo claro que o longa conta a história da escritora Elizabeth (Julia Roberts) e tudo começa quando ela descobre que suas relações amorosas estão à beira da ruína.

“Você vai ter um amor curto e outro longo, depois de alguns meses vai voltar aqui e eu vou te ensinar tudo que sei”, diz Ketut. Ele é um dos mestres dela, tem poucos dentes e possui um sorriso daqueles simpáticos e cativantes, sabe? Além  disso, compartilha conhecimentos extraordinários com a Elizabeth.

Logo, neste filme você vai conhecer alguns lugares como a Itália, a Índia e a Bali através dos olhos da personagem e entender o poder das viagens na vida de alguém. Sobretudo, você vai ver que bagagem cultural e experiências de vida são mais valiosos que muitos diplomas.

Então, por que não aproveitar e ressignificar o seu jeito de lidar com a viagem depois de assistir a esse filmaço? 

O filme é baseado em livro homônimo, que conta a história real de Elizabeth Gilbert. Ela embarcou nessa jornada para enfrentar a solidão, o vazio existencial e enfrentar seus erros. Um percurso que fez ela descobrir sua própria maneira de ser feliz.

Aliás, uma curiosidade é que a atriz Julia Roberts se tornou praticante do hinduísmo após as gravações do filme.

2) Livre (Wild)

“E se todas as coisas que aconteceram na minha vida me trouxessem para este momento?” Antes de mais nada, é o que Cheryl Strayed se pergunta em meio a sua viagem de autodescoberta.

Ela perdeu sua mãe, divorciou-se e esteve viciada em heroína antes de fazer da estrada, sua mestra, e do destino, seu professor. Mas então, você já pensou que poderia aprender tanto ao viajar?

Então, anota essa dica: assim como a personagem, tenha papel e caneta durante o filme e escreva as ideias e insights que ele te proporcionar. Faça isso nas suas viagens também, é uma ótima prática anotar inspirações enquanto estamos imersos em destinos que escolhemos conhecer.

Este filme também é biográfico, já que é baseado no livro da autora Cheryl Strayed. Inclusive, a estrada “Pacific Crest Trail”, trilha feita por Cheryl, é rota de muitos viajantes que querem testar seus limites e se tornarem resilientes.

Agora, você pode desfrutar de todo esse percurso aí da sua casa e depois de assistir, comentar em nossas redes sociais o que achou do filme pra gente saber se valeu a dica 😉

3) Na Estrada (On the Road)

Esse filme não se prende aos padrões hollywoodianos. A proposta é passar toda a irreverência de Jack Kerouac, um dos precursores do movimento beat. A sua obra, “On The Road”, em que o filme se baseia, já é cheia de críticas aos modelos tradicionais da sociedade.

Ela traz o jazz, sexo, drogas e autodescobrimento como forma de permitir-se, de sair para viajar sem hora para voltar. O filme transmite sentimentos de liberdade e ousadia. Deixe-se ser levado a algumas loucuras também.

O mais curioso é que a edição usada como base para o filme foi a de 2007. Isto porque o livro de Jack Kerouac foi escrito em 1951, mas passou por um “pente fino”. Até ser publicado em 1957, as revisões tiraram muitas ideias que o autor queria passar, tornando o livro menos explícito.

A obra que o diretor Walter Salles se baseou para compor seu filme é a versão que Kerouac gostaria de ter publicado. Uma obra com a cara do autor, com todas as críticas e abordagens que ele queria. 

4) A vida secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty)

Ben Stiller assume o papel de Walter Mitty para nos fazer embarcar nesta viagem que vai mudar não só a vida do personagem, mas também a nossa. Na obra, o diretor da Revista Life precisa ir atrás de um negativo perdido para a última versão impressa, já que ela vai passar a ser digital.

Ao longo do filme você vai ver ele se confundindo com fantasia e realidade. Do mesmo modo que fazemos na vida. Como todo bom filme de viagem, ele nos motiva realizar nossos sonhos e sentir a adrenalina de estar vivo.

Por isso que, sem sombra de dúvida, é uma das nossas melhores recomendações. Ao assistir eu me vi torcendo, vibrando, principalmente nos momentos de dúvida e desespero do personagem.

Com certeza você também vai se ver como Walter Mitty e querer encontrar significado no que faz. Para ele é um negativo, e para você, qual é?

5) O Exótico Hotel Marigold (The Best Marigold Exotic Hotel)

7 aposentados e desconhecidos entre si decidem passar as férias em Jaipur na Índia. Logo, a escolha é o Hotel Marigold, que parece ser uma ótima hospedagem. No entanto, quando chegam ao local eles percebem que não é nada do que esperavam.

Acima de tudo, o mais maravilhoso do filme é que a quebra de expectativas permite a eles viverem romances, descobrirem a cultura indiana e criarem laços de amizades.

Logo, esse é um ótimo filme para fazer que você viaje sem sair de casa. Portanto, prepare-se, os personagens são engraçadíssimos e vão fazer você conhecer a Índia de maneira bem descontraída. Partiu? Então, se joga no sofá, pega o balde de pipoca e aproveite as muitas risadas.

Depois do filme, dê uma lida no nosso artigo e descubra como planejar a viagem perfeita em família.

6) O Julgamento de Paris (Bottle Shock)

O filme relata um evento em que vinhos Californianos são avaliados frente a vinhos franceses. A competição era para ser meramente simbólica e consolidar a França como detentora de vinho de qualidade internacional, mas a trama revela muitos plot twists.

Portanto, vale ainda mais assistir por ser baseado em uma história real. Com ele você vai poder viajar tanto pela França quanto pelos Estados Unidos.

Se quiser conhecer na íntegra a história que foi levada às telas, leia este artigo. Nele, o único repórter presente no dia do evento explica como foi essa competição cheia de trapalhadas.

Por que não aproveitar para degustar um vinho e imergir na obra?

7) Sete anos no Tibet (Seven Years in Tibet)

Sete anos no Tibet é um filme que te leva tanto para dentro da tela quanto para dentro de si mesmo. O filme conta a história de Heinrich Harrer, um alpinista que está interessado em escalar os alpes tibetanos.

Inicialmente ele está apenas voltado à conquista pessoal, mas muda de perspectiva ao ser proibido de voltar para casa e vai conhecer, simplesmente, Dalai Lama. É o tipo de filme que a gente termina de assistir, mas recorda a história durante a vida toda.

Por fim, o filme é baseado em uma história real e tem como curiosidade o fato de que Brad Pitt foi proibido de entrar na República Popular da China por ter participado da obra.

8) Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris)

E que tal não só ir a Paris, como viajar no tempo?

Gil é um roteirista bem sucedido financeiramente, mas frustrado com a carreira. Ele gostaria de ser um escritor, mas vai para a Cidade Luz para fechar mais um negócio relacionado ao cinema.

Na trama, por acaso, ele acaba indo parar na Paris dos anos 20, encontrando personalidades da arte moderna como Dalí e Picasso.

Se você já precisou mudar totalmente de carreira sabe que é preciso ter muita coragem. Se não, é possível que vá sentir um friozinho na barriga ao embarcar com Gil nesta viagem tanto no tempo quanto no espaço.

O que está achando de nossa lista até aqui? Está gostando? Compartilhe com seus amigos e familiares, e torne a quarentena deles mais leve com essas dicas de filmes, que modéstia à parte são IN-CRÍ-VEIS.

9) Na Natureza Selvagem (into the wild)

Na minha lista de 10 filmes para você viajar sem sair de casa não pode faltar “Na Natureza Selvagem”.

Este filme conta a história de Christopher McCandless, um jovem recém graduado que decide ir rumo a natureza e se redescobrir. Ele nunca entendeu bem a necessidade do conforto e do dinheiro que seus pais lhe davam. 

Pelo contrário, a simplicidade e o minimalismo foi sempre o que lhe motivou. Por isso, ele não demora muito para abandonar tudo e seguir seu próprio destino.

Ao longo do filme você vai perceber o quanto viajar sozinho faz bem. Mas que ter pessoas nos apoiando também é preciso. Durante o longa, vemos fotografias incríveis de cenários no Alasca, no México e em reservas florestais dos Estados Unidos.

A família demorou ceder os direitos para que o filme fosse feito, já que é baseado em fatos reais. Sean Penn foi quem conseguiu passar com sensibilidade a história do jovem que se apelida de Alex Supertramp. Prepare-se para se emocionar e descobrir que “A felicidade só é verdadeira quando compartilhada”.

10) A Trilogia:
Antes do Amanhecer, Antes dos Pôr do Sol e Antes da Meia-Noite.

Nada melhor do que um romance para finalizar esta lista de filmes de viagens. Jesse e Celine estão fazendo uma viagem de trem para Viena e começam a conversar normalmente.

De tanto ele insistir, ela resolve desembarcar na cidade e embarcar em uma aventura romântica que terá fim ao nascer do sol. No outro dia, eles precisam seguir para seus destinos, ela para Paris e ele para os Estados Unidos.

Mas não é só nestes locais que você pode viajar com o casal. O filme tem duas sequências:

  • Antes do Pôr do Sol (Before Sunset)
  • Antes da Meia-Noite (Before Midnight)

O primeiro filme acontece em Paris e mostra um reencontro depois de 9 anos. Já no último, o casal desembarca na Grécia para uma de suas melhores férias. Para aumentar sua expectativa sobre o filme, saiba que o diretor Richard Linklater (mesmo Diretor de Boyhood) já assumiu que o filme é baseado em uma história de sua vida.

A Voalá tem criado diversas estratégias para que você tenha menos destinos e mais viagens, e não só neste momento, queremos que suas experiências sejam transformadoras. 

Por isso, temos a Embarque Voalá, uma comunidade de assinantes que recebem informações relevantes para viajantes e entrega além de inspiração, pacotes e preços diferenciados.

Faça parte da nossa comunidade e esteja por dentro de dicas fresquinhas. Ah! Não se esqueça de baixar nosso App (iOS ou Android) e transformar o modo de você planejar e fazer suas viagens.

Comments are closed.