Saltar de paraquedas é uma forma de realizar aquele sonho que todos temos quando somos crianças: voar. É por esse motivo que muitas pessoas, quando adultas, decidem experimentar o paraquedismo

Com o crescimento do ecoturismo os amantes de aventura estão cada vez mais à procura de locais credenciados para o esporte e muitos até se especializam a fim de oferecer esse serviço. 

Por se tratar de um esporte de alto risco, antes de escolher onde pretende realizar o seu salto, existem uma série de fatores que precisam ser observados para garantir a sua segurança. 

Quer realizar esse sonho? Então, anote aí tudo o que você precisa pesquisar e verificar antes de se jogar na aventura.

Credenciamento para saltar de paraquedas

Antes de tudo, é de extrema necessidade que a empresa contratada tenha o credenciamento na Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq), que é a responsável por regulamentar o paraquedismo. É importante que os instrutores também sejam credenciados. 

As escolas credenciadas seguem o protocolo de ensino, que são os métodos ASL (Accelerated Static Line) ou AFF (Accelerated Free Fall), costumam realizar a aula teórica anterior ao salto oferecendo mais segurança, confiabilidade e tempo dedicados a instruir o aluno, o que é essencial. 

Na primeira vez, opte pelo salto duplo

Salto de paraquedas duplo

O salto duplo é a modalidade em que você salta junto com o instrutor, unidos pelo equipamento. 

Realizar seu primeiro salto dessa maneira vai te dar mais confiança e te fazer sentir se vai querer ter a experiência sozinho. Para os ansiosos é um bom teste, pois, no salto a adrenalina atinge o pico e pode causar crises. 

Além disso, você vai se sentir mais seguro tendo um profissional ao seu lado na primeira vez, pode confiar! 

Em contrapartida, para saltar sozinho é preciso realizar os cursos de paraquedismo como o AFF citado anteriormente. O curso serve para  certificar o participante diante dos métodos de segurança desenvolvidos nos EUA e que são utilizados em todo o mundo, assim como realizar 10 horas de aula teórica com 7 níveis práticos de capacitação. 

Roupas adequadas para saltar de paraquedas

Assim como toda atividade física, é importante utilizar roupas apropriadas para tal. Dê preferência a roupas feitas de materiais leves, resistentes e confortáveis

Igualmente, tenha um tênis confortável que vai te ajudar no momento de voltar ao solo após o salto. 

Tenha consciência dos riscos do paraquedismo

Por último e, não menos importante, é fundamental que você esteja ciente dos riscos. Afinal, é uma atividade de alto risco, mesmo com toda a segurança e especialização das escolas credenciadas. 

A queda livre de um salto pode atingir a velocidade de 200 quilômetros por hora e dura cerca de 1 minuto.

Sendo assim, reiteramos que você deve escolher bem o local e a escola onde vai realizar o salto, sempre credenciada e claro, você precisa sentir confiança nos profissionais que irão te acompanhar.

Lembramos que para saltar de paraquedas é preciso ter no mínimo 14 anos e um peso máximo de 95 kg (com uma margem de 99 kg) para realizar saltos de acordo com a CBPq. Não existe idade máxima.

Menores de idade exigem um Termo de Responsabilidade assinado pelos pais ou responsáveis legais com reconhecimento em cartório, entregue juntamente com os documentos de identificação dos menores. 

Onde praticar paraquedismo no Brasil?

Existem diversos locais no Brasil onde é possível realizar o salto de paraquedas em escolas credenciadas e, como amamos, realizar uma boa viagem para acompanhar.

A maioria dos destinos são no interior dos estados, possibilitando também outras atividades de ecoturismo.

Por isso, separamos 8 destinos de paraquedismo para você pesquisar e se inspirar, seja para realizar o primeiro salto ou para saltar em lugares de visual inesquecível, principalmente vistos lá de cima 

Aproveite a leitura e Voa……. lá! 

1. Rio de Janeiro

Praticar paraquedismo no Rio

Dúvidas de que a cidade maravilhosa ia entrar na lista? 

Afinal, imagine-se saltando de paraquedas e tendo como vista o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, além de suas belas praias. Um sonho! 

Após o salto,se puder passar mais dias no destino, recomendamos alugar um carro e passar alguns dias na Região dos Lagos. Sugestão de férias perfeitas para 2021, diz aí? 

2. Paraquedismo em Resende – RJ

Resende tem uma das maiores áreas de paraquedismo da América Latina com clima favorável para prática do esporte e altitudes que chegam até 1.791 metros. 

No destino se localiza o Parque Nacional do Itatiaia, onde está o Pico das Agulhas Negras, um dos pontos com as maiores altitudes do país. 

Além disso, o destino conta com uma flora riquíssima e exuberante e uma boa receptividade de sua população. 

3. Boituva – SP

Saltar de paraquedas em Boituva

Boituva possui a maior área de paraquedismo do Brasil, realizando aproximadamente 20 mil saltos por mês, sendo um destino referência em qualidade e segurança para a prática do esporte. 

Ademais, a região conta com 16 escolas de paraquedismo e possui estrutura com capacidade para receber muito bem os turistas com restaurantes, parques, lojas e grande disponibilidade de voos diários. 

4. Ilha do Mel – Paraná

Já escrevemos um post sobre essa ilha incrível no sul do Brasil, você pode acessá-lo aqui.

A isolada ilha que possui  vegetação de mata atlântica é o destino de ecoturismo perfeito para casais e solteiros aventureiros que querem ter a experiência de saltar de paraquedas curtindo vistas exuberantes.

Aproveite para realizar outros passeios na região e usufrua ao máximo sua estadia. É um lugar encantador!.

5. Foz do Iguaçu

Certamente, esse é um destino inesquecível para  saltar de paraquedas. Além disso, possui cachoeiras espetaculares que você terá a oportunidade de conhecer.

Depois de saltar e se encantar com as Cataratas, aproveite também para dar um passeio na Argentina e no Paraguai, países que fazem fronteira com o estado do Paraná.

6. Fernando de Noronha

Paraquedismo

O arquipélago pernambucano está na lista de destinos que você precisa ir para realizar salto de paraquedas, assim como na lista de locais que toda pessoa PRECISA conhecer.

Um paraíso para o ecoturismo e para uma experiência intensa de imersão na natureza, quase intocada pelo homem.

7. Serra do Cipó – MG

Localizada próxima à capital mineira, a Serra do Cipó é um belo destino para o paraquedismo, já que também conta com inúmeras cachoeiras e uma flora diversificada responsável por atrair turistas de todo o mundo. 

Para chegar ao destino, basta seguir pela Estrada Real e pelo circuito do Diamante a partir de Belo Horizonte. 

8. João Pessoa – Paraíba

Saltar de paraquedas em João Pessoa

Para fecharmos nossa lista de destinos da melhor forma, a capital paraibana não poderia faltar.

João Pessoa se destaca no Brasil por diversos fatores, um deles é a sua beleza natural e a outra é que a cidade conta com uma estrutura completa para o turismo, seja de qual tipo for. 

Sendo assim, com suas belas praias de Tambaú, Cabo Branco e Bessa, se faz um cenário incrível para um salto e para uns dias à beira mar. 

Ademais, seu clima agradável permite saltar em qualquer época do ano. 

Por isso, agende seu salto de paraquedas no aeroclube famoso da capital e viva a intensidade de se jogar voluntariamente do avião para voar sobre um dos destinos mais bonitos do Brasil!

Agora que você já conhece todos esses destinos, prepare-se para voar até lá! 

Quer saber de mais novidades, destinos e promoções de viagens? Cadastre-se gratuitamente na Embarque Voalá e participe da nossa comunidade de viajantes mais bem informados do Brasil!

Comments are closed.