Falar de Recife é como viajar no tempo! A cidade vibrante respira história e carrega raízes em sua culinária, arquitetura, em seus prédios coloniais e possui uma rica cultura que valoriza seu povo e sua trajetória, no nordeste do Brasil.

No apogeu dos seus 486 anos, a capital pernambucana carrega em seus traços, o seu povo acolhedor, seus belíssimos atrativos turísticos e natureza deslumbrante, que encanta turistas do mundo todo.

Para você sentir o gostinho de estar nesse lugar tão cheio de cores, ritmos, sabores e uma infinidade de opções de passeios, separamos algumas dicas de lugares que vão fazer você preparar sua mala e embarcar nesta viagem com a gente!

Vamos nessa!

História e cultura

Centro Histórico
Pelas ruas charmosas de paralelepípedo, preservadas desde a época em que circulavam os bondes, o Recife Antigo enche os olhos de quem passa pelo local, considerado berço da capital. É como voltar no período colonial português, ali no século XVI.

Marco Zero
O monumento, que não passa despercebido, representa o ponto inicial para medir as distâncias de Recife das outras cidades brasileiras. O Marco Zero foi inaugurado em 1937, com uma grande esfera de alumínio suspensa por quatro colunas de concreto. O local é palco para diversos eventos culturais e festividades, principalmente no Carnaval e na Festa de São João.

A Casa da Cultura
Localizada às margens do Rio Capibaribe, a Casa da Cultura Luiz Gonzaga é um espaço destinado à promoção de atividades culturais e educativas, é repleto de manifestações artísticas, como teatro, música, dança, exposições de arte, palestras, oficinas, entre outras iniciativas.

A Casa foi restaurada de um antigo presídio desativado, que já era um prédio estilo neoclássico, trazendo um novo significado ao lugar, sendo um dos cartões postais de Recife.

Instituto Ricardo Brennand

E quando se fala de história e cultura, é no Instituto Ricardo Brennand que você irá encontrar um acervo com mais de 60 mil peças europeias dos séculos XV ao XX e itens brasileiros.

No complexo, há o Museu Castelo São João, que abriga uma coleção de armas brancas históricas, e o Parque das Esculturas, com esculturas contemporâneas expostas ao ar livre. Passeio imperdível!

Passeios

Catamarã pelo Rio Capibaribe
Conhecida como a Veneza brasileira, o passeio de Catamarã é umas das experiências mais incríveis que você terá em Recife, já que o city tour aquático, é uma forma inusitada de conhecer parte da capital, cortada por canais.

É nesse momento que você poderá ver diferentes atrativos históricos e arquitetônicos como o Forte das Cinco Pontas, a Torre Malakoff, o Paço do Frevo, a Ponte Maurício de Nassau, entre outros. Viu só, vale muito a pena!

Mercado de São José
Com uma arquitetura em ferro, característica do século XIX, o Mercado de São José é um dos monumentos pernambucanos, reconhecido e tombado pelo Patrimônio Histórico.

Sua imponente arquitetura reúne lojas dos mais variados produtos e que enriquecem a cultura de Pernambuco, com a valorização do artesanato e suas tradições.

Parque das Esculturas de Francisco Brennand

Inaugurado em comemoração aos 500 anos de descobrimento do Brasil, o Parque de Esculturas é composto por mais de 50 obras do artista plástico Francisco Brennand, que dá nome a esse lugar incrível!

A torre de cristal, a principal obra no espaço, mede cerca de 32 metros e foi construída de concreto e cerâmica, além de possuir elementos em bronze.

Praias

Boa Viagem
“Eu lembro da moça bonita da praia de Boa Viagem…” já cantava Alceu Valença enaltecendo esse paraíso. Famosa não só pela consagrada música do cantor e compositor pernambucano, mas também por sua extensão urbanizada de cerca de 7 km, repleta de arrecifes, que formam piscinas naturais e é um habitat para a vida marinha, como as encantadoras tartarugas-marinhas.

Pina
Muitos não sabem, mas essa praia é a continuação da praia de Boa Viagem, muito procurada para mergulho e banhos no mar verdinho que é um convite no calorão enão deixa ninguém ficar fora d’água.

Sua longa faixa de areia, com coqueiros na orla, proporcionam uma melhor infraestrutura no local, com barracas, espaço para caminhar, e assim, curtir cada momento nesse paraíso.

Piedade

Famosa pelas suas águas agitadas, mornas e cristalinas, além de uma larga faixa de areia dourada, a praia da Piedade fica localizada na cidade vizinha de Recife, em Jaboatão dos Guararapes.

Com muitas opções de lazer, o local é escolhido por muitos turistas e amantes dos esportes aquáticos como o surf, que não perdem a oportunidade de pegar aquela onda e tomar um banho refrescante nas águas transparentes da praia.

Uma das atrações mais visitadas é a igreja de Nossa Senhora de Piedade, que fica em frente ao mar. Já imaginou que experiência inesquecível deve ser conhecer esse lugar?!

Não perca mais tempo! Planeje agora mesmo sua viagem para  Recife com a Voalá, sua viagem em um clique! 😉

Comments are closed.